Por Polyana Gonzaga Em Notícias

Missa encerra atividades do 15º Encontro Nacional de Presbíteros

O Arcebispo de Palmas e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Pedro Brito Guimarães, presidiu nesta terça-feira (11) a celebração das 9h, no Santuário Nacional de Aparecida.

Foto de: A12.com

Dom Pedro ‘Comprometer-se a serem padres pós-concílio’

A celebração encerrou o 15º Encontro Nacional de Presbíteros, e foi concelebrada diversos bispos e mais de 500 padres e diáconos.

Em sua homilia, Dom Pedro Brito destacou três figuras importantes que a Liturgia da Palavra sugeriu: o orante, o romeiro e o hipócrita.

“A figura do orante é significativa para nós religiosos, presbíteros e fiéis. A segunda é a figura do romeiro. O salmo que cantamos é um dos salmos das romarias, dos fiéis que iam ao templo de Jerusalém, construído por Salomão e a terceira figura é do hipócrita, que o Evangelho nos apresentou hoje”, destacou.

O Arcebispo explicou que na oração que Salomão faz ele distingue o que é de Deus e o que é do homem. “E ele faz uma distinção muito bonita ressaltando que Deus está acima de tudo. A oração de Salomão é baseada na humildade e na confiança. A figura do orante eu gostaria deixar de legado do 15º Encontro Nacional de Presbíteros”.

 

'Queremos levar em nosso coração a riqueza de Aparecida'

Dom Pedro destacou também a imagem do romeiro ressaltando que em Aparecida existe uma mística diferente e fundamental para os encontros. “Vamos levar daqui de Aparecida o que os pescadores levaram do Rio Paraíba, além dos peixes de espiritualidade que nós colhemos aqui vamos levar em nossa bagagem também o amor de Nossa Senhora. Queremos levar em nosso coração a riqueza de Aparecida”.

O Arcebispo aconselhou aos presbíteros a ler a mensagem do Papa Francisco ao visitar o Santuário Nacional durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho de 2013 e lembrou o Dia de Nossa Senhora de Lourdes e o Dia do Enfermo.

No Evangelho destacou o hipócrita como o artista, como aquele que encarna um personagem, não aparentando ser o que verdadeiramente é.

Ouça a homilia na íntegra:

 
 

Balanço do encontro

Em entrevista ao A12.com, Dom Pedro Brito afirmou que os sacerdotes se comprometem a serem verdadeiros padres pós-concílio.

 
 

Desafios

O Arcebispo citou os constantes desafios enfrentados pelos padres, tanto de ordem social, visto em tantas manifestações pelo Brasil, os desafios dos fiéis que estão afastados da Igreja, além dos desafios da obtenção de recursos para a manutenção das paróquias.

 
 
 

Intercessora dos Presbíteros

Dom Pedro ressaltou ainda que Nossa Senhora é a mãe dos sacerdotes. Quando, na cruz, João recebe a custódia de Nossa Senhora, ele estava representando todos os discípulos que viessem depois.

“Nossa Senhora cuida de nós como mãe. É a ela que recorremos e foi isso que fizemos durante o Encontro Nacional de Presbíteros”.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.