A celebração das 8h00, neste dia 8 de março, foi presidida pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Celebrando o Dia Internacional da Mulher, o Santuário acolhe cerca de 80 mil devotos, entre eles a 6ª Romaria das Mulheres de Jacareí (SP) com mais de 200 integrantes.
Dom Damasceno, em sua homilia, parabenizou as mulheres pedindo que a Mãe Aparecida, “Mãe do Filho de Deus, modelo de mulher, esposa e trabalhadora, ilumine e proteja as mulheres de nosso país”. Confira a mensagem na íntegra:
“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB saúda com alegria e gratidão todas as mulheres por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Apraz-nos, neste dia, afirmar com o Papa Francisco que “a Igreja reconhece a indispensável contribuição da mulher na sociedade, com uma sensibilidade, uma intuição e certas capacidades peculiares, que habitualmente são mais próprias das mulheres que dos homens” (EG 103).
Ao renovar seu agradecimento a vocês, mulheres, por sua insubstituível presença e participação nas comunidades eclesiais espalhadas por todo o Brasil e por seu protagonismo na construção de uma nova sociedade, a CNBB roga a Deus se digne fortalecê-las em suas lutas e abençoá-las em todos os seus caminhos.
Mãe do Filho de Deus, modelo de mulher, esposa e trabalhadora, ilumine e proteja as mulheres de nosso país. Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, proteja as mulheres de nosso país”.
Homilia – A homilia do cardeal ainda contemplou a reflexão sobre o Livro do Êxodo 20,1-3.7-8.12-17, reforçando que “Deus, através dos mandamentos se aproxima de nós e nos mostra o caminho da vida e da verdadeira liberdade que conduz à felicidade”.
O cardeal também citou o tema da Campanha da Fraternidade “Igreja e Sociedade” para lembrar que “nossa fé tem também dimensão social e Deus não quer que tenhamos somente uma relação correta com Ele, mas exige de nós, na segunda parte do Decálogo, além do culto que devemos prestar-lhe, o testemunho público de nossa fé, o respeito aos direitos e deveres em relação as pessoas.”
Ao final da celebração, o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, rezou a oração de envio da Imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que será levada à Diocese de Joinville, em Santa Catarina, por onde peregrinará até 1º de março de 2016.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.