Notícias

Novena de Natal reforça o papel da família

Última noite da Novena tem o lema "A esperança chegou: É Natal! A vida! É salvação!"

Escrito por Rhanna Felicio

10 DEZ 2024 - 21H00 (Atualizada em 07 JAN 2025 - 11H09)

A luz resplandeceu neste último dia de Novena de Natal, nesta sexta-feira (20), em que os fiéis na Basílica Histórica refletiram o tema “A esperança chegou: É Natal! A vida! É salvação!”.

A celebração foi presidida pelo Padre Rosivaldo Motta, C.Ss.R.., Diretor da Academia Marial. A animação da celebração foi do Padre Célio Lopes, C.Ss.R., que faz parte da Pastoral do Santuário Nacional.

Com o coração preparado para a chegada do Menino Jesus, o A12 conversou com devotos que acompanharam a Novena de Natal pela Rede Aparecida de Comunicação e se organizaram para estar no nono dia na Basílica Histórica.

O casal Márcia e Afrânio Cavalcanti são de Maricá (RJ) e sempre que podem estão visitando a Casa da Mãe.

“É um processo espiritual que a gente faz para se preparar para o Natal. Nosso coração é de agradecimento sempre, porque o dom da vida é o essencial”.

Mariana Joffre/A12
Mariana Joffre/A12


Pérsio Jair, de Diadema (SP), costumava acompanhar todos os dias a Missa das 18h na Basílica História no sofá ao lado de sua esposa, Maria de Fátima, que faleceu há 5 meses após 44 anos de matrimônio. Emocionado, contou que a esposa era muito devota da Mãe Aparecida.

“Ela está contente onde ela está porque sabe que vim aqui pagar a penitência dela, porque ela queria fazer a Novena de Natal e eu vim por ela”.


Beatriz Nery/A12
Beatriz Nery/A12


Em sua reflexão, Pe. Rosivaldo disse que a família ocupa um lugar central no plano de Deus, sendo a última e mais importante criação divina.

“Foi Deus quem quis que a família recebesse seus filhos e preparasse-os para a vida, e deu todos os valores e princípios”.

O missionário redentorista também frisou o mandamento de “honrar pai e mãe” como um valor incondicional e reforçou que a Sagrada Família é o modelo ideal:

“Uma boa parte da sociedade jamais imaginaria que Jesus nasceria do útero de uma mulher, grande parte acreditava que Jesus descesse numa solenidade com os anjos tocando flauta, com toda uma solenidade celeste e Jesus quis nascer de uma família, José e Maria, a família sagrada”.

Por fim, convidou os fiéis a rezarem por todas as famílias, pois Natal é ser família.

:: Assista na íntegra o último dia da Novena de Natal “A esperança chegou: É Natal! A vida! É salvação!”

:: Confira a galeria de fotos da 9ª noite de Novena de Natal:


Relembre o 1ª dia da Novena de Natal

Na terça-feira, 10 de dezembro, teve início a Novena de Natal, com o tema ‘Resplandeceu a luz da esperança!’

Nesta primeira noite, o lema foi ‘A esperança dos pobres!’. A celebração aconteceu na Basílica Histórica e foi presidida pelo Missionário Redentorista Padre Luiz Camilo Júnior C.Ss.R., diretor de programação da TV Aparecida. A animação da celebração ficou a cargo do Padre Mauro Vilela C.Ss.R., diretor de produção da TV.

Padre Camilo iniciou falando sobre o tema da Novena de Natal deste ano, “Resplandeceu a luz da esperança”. Ele explicou que a luz que é Jesus vem para iluminar nossas vidas e nos dar esperança.

O Padre lembrou que, no Natal, Cristo nasce para renovar nossos corações e nos fazer sentir que não estamos sozinhos, mesmo nos momentos difíceis. Com Ele, não precisamos mais caminhar tristes ou desanimados, pois Ele é a nossa esperança, sempre.

A devota Vivian Massoud, em entrevista ao Portal A12, compartilhou um pouco de sua emoção ao participar da Novena de Natal:

Rhanna Felicio / A12
Rhanna Felicio / A12

“Eu estou muito feliz para participar da Novena de Natal. É uma alegria estar aqui nessa época do Natal, eu estou emocionada. Nós chegamos hoje de São Paulo e quase nós não encontrávamos o livrinho, procuramos bastante até que encontramos em uma das lojas, e é muita emoção mesmo estar aqui e fazer parte dessa Novena. Eu agradeço muito.”

O Padre também falou sobre como Jesus veio para ser a esperança dos pobres. Cristo escolheu nascer numa manjedoura, num lugar simples e humilde, para mostrar que está com aqueles que mais sofrem.

Catharina Honório, devota que veio de Olinda, Pernambuco, para a Casa da Mãe, nos contou que todo ano vem prestigiar a Novena de Natal:

Rhanna Felicio / A12
Rhanna Felicio / A12

“Todos os anos a gente tem uma força para vir aqui. No ano passado nós passamos o Natal aqui em Aparecida. Esse ano a gente veio novamente, e todos os anos a gente tem que renovar a nossa fé. Então, é uma experiência maravilhosa. Não tem explicação, e estou muito emocionada!”

Ele destacou que os pobres não têm bens materiais, mas têm em Deus sua única segurança e esperança. Jesus nos ensina a olhar para os pobres com carinho e fazer algo por eles. Ele nos chama a viver como Ele viveu, ajudando quem precisa, especialmente aqueles que a sociedade costuma esquecer.

Padre Camilo também falou sobre a indiferença que vemos no mundo. Muitas vezes, quando passamos ao lado de alguém que está sofrendo, preferimos não enxergar, como se o problema não fosse nosso.

Ele lembrou que, como cristãos, devemos fazer mais do que apenas dar um pedaço de pão ou um copo de água. O importante é nos envolvermos de verdade na vida das pessoas necessitadas que precisam de ajuda, e não agir como se o sofrimento dos outros não tivesse nada a ver conosco.

Por fim, o padre lembrou de São Francisco de Assis, que criou o presépio para mostrar ao mundo o verdadeiro espírito do Natal. São Francisco, ao olhar para o Menino Jesus, entendeu que o Natal é sobre humildade, simplicidade e amor pelos mais pobres.

Ele ensinou que o verdadeiro significado do Natal está no cuidado com os outros, especialmente com os mais necessitados. O Padre nos convidou a seguir o exemplo de São Francisco, sendo esperança e amor na vida dos pobres, e a fazer do Natal um tempo de ajudar e cuidar de quem precisa.

A Novena de Natal, nos convida a ter esse espírito de fé e esperança, sendo um momento de renovação para os devotos que se reúnem para celebrar o nascimento de Cristo. Como nos ensinou o Padre Camilo esta noite, o verdadeiro significado do Natal está em ser luz e esperança para os outros, especialmente para os mais necessitados.

Que, neste tempo de celebração, e após o Natal também, possamos seguir o exemplo de Jesus e São Francisco de Assis, levando gestos concretos de amor e solidariedade a todos ao nosso redor, tornando o Natal mais cheio de significado e compaixão.

.:: Confira a galeria de imagens desta primeira noite!

.:: Assista na íntegra o primeiro dia da Novena de Natal “A esperança dos pobres”! 

:: Acesse a12.com/natal e confira os conteúdos que preparamos especialmente para você e sua família!

Fonte: com contribuição de Beatriz Nery

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...