Por Polyana Gonzaga Em Notícias

Novena Solene lembrou a escassez de água que atinge tantos lares brasileiros

2º dia da Novena Solene - Mãe da Obediência em Cristo – Foto Thiago leonFoto: Thiago Leon

 

Foi a fé em Nossa Senhora Aparecida que trouxe ao Santuário Nacional a devota Rosa Perpétua de Lima, da cidade de Apiaí (SP).

Assim como milhares de romeiros, neste 2º dia da Novena Solene, Rosa se emocionou ao contemplar a pequena imagem da Virgem de Aparecida trazida até o Altar Central da Basílica de Aparecida neste domingo, dia 04 de outubro.

Pelos corredores do Santuário, a Mãe Aparecida veio ao encontro de seus filhos em um carro andor como a Mãe que consola seus filhos nos momentos de sofrimento. As coreografias deste dia recordaram São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia e o Ano da Vida Consagrada. A entronização da imagem lembrou a escassez de água que atinge tantos lares brasileiros. Saiba mais sobre as coreografias.

Foto de: Thiago Leon

2º dia da Novena Solene - Mãe da Obediência em Cristo – Foto Thiago leon

Com flores nas mãos, Rosa Perpétua e sua irmã
acompanharam cada detalhe da celebração.

Atenta a cada detalhe, Rosa ouviu as palavras do bispo auxiliar de São Paulo, Dom Julio Endi Akamine, que presidiu a celebração. O bispo auxiliar de Aparecida (SP), Dom Darci Jose Nicioli, o Superior Provincial da Unidade Redentorista de São Paulo, padre Rogério Gomes e  diversos Missionários Redentoristas concelebram este segundo dia de novena solene.

Dom Julio Endi Akamine refletiu o tema do dia ‘Maria: Mãe da Obediência em Cristo’ e destacou que através do sim obediente de Maria no momento da anunciação, a obediência do Filho de Deus assumiu a figura de um homem em seu seio, assumiu a figura do novo Adão na beleza original da orientação indivisa para Deus. Dessa forma a beleza de Nossa Senhora consiste na sua maternidade divina, uma maternidade que se enraíza na sua fé.

“Com o seu sim dado ao anjo, Maria realizou de maneira perfeita a obediência da fé. Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazidos pelo arcanjo Gabriel, acreditando que para Deus nada é impossível. Ela deu a Deus um assentimento perfeito: eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38)”.

Dom Julio Endi Akamine ressaltou aos romeiros presentes no Santuário que toda a vida de Maria também foi uma vida de obediência. “Desde o início até a sua última provação, quando Jesus, seu filho, morreu na cruz, a sua obediência de fé não vacilou. Maria nunca deixou de obedecer e de crer no cumprimento da Palavra de Deus. É por tudo isso que nós veneramos em Maria a realização mais pura da obediência da fé”, afirmou.

Maravilhada com a beleza da celebração, Rosa Perpétua de Lima disse ter a certeza que as 9 horas de viagem até Aparecida valem por todos os minutos diante da imagem da Padroeira do Brasil.

“Todos os anos venho em romaria. Cada vez que eu chego em Aparecida é como se fosse a primeira vez. É a mesma emoção”, afirmou a devota.

Acompanhada da irmã, Rosa permanecerá até o dia 12 de outubro em Aparecida e acompanhará todos os dias da Novena.

Reveja a homilia de Dom Julio:

Ainda falando sobre o tema do dia, o bispo auxiliar de São Paulo afirmou aos romeiros que pela obediência da fé Maria pode receber de Deus o maior dom que Deus pode dar: o dom de Si mesmo. Pela obediência da fé, Deus dotou Maria da grandeza da maternidade divina.

“Peçamos hoje que tenhamos os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. Que a nossa boa Mãe Aparecida nos ajude em formar em nós esses sentimentos. Que nossa Senhora Aparecida, Mãe da obediência em Cristo, nos ajude a crer sem hesitação e sem dúvidas nos dons de Deus”, finalizou Dom Julio.

Acompanhe a programação da novena em preparação a Festa da Padroeira do Brasil e as celebrações transmitidas pela TV Aparecida.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.