Por Polyana Gonzaga Em Notícias

Novena Solene: ‘Maria, verdadeira missionária da justiça’

Maria: Força dos que lutam pela justiça!’ é o lema que guiou os fiéis neste 3º dia da Novena Solene da Padroeira, que tem como tema ‘Com a mãe Aparecida, ser solidário na dor!’.

 

Foto de: Thiago Leon

Novena Solene - Thiago Leon

 

O pregador convidado deste domingo foi o Bispo Diocesano de Osasco (SP), Dom João Bosco Barbosa de Souza.

Diante do Altar Central da Basílica de Aparecida, a devota de Guaratinguetá (SP), Maria Aparecida se emocionou com a acolhida da pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“Nos meus momentos de dor e sofrimento eu me apego a Mãe Aparecida. (...) Mesmo vindo ao Santuário todos os anos e acompanhando todos os dias a Novena de Aparecida, ainda me emocionou como se fosse a primeira vez”, afirmou.

Ajudando os fieis a refletirem a temática da novena, Dom João Bosco destacou que Maria disse o seu ‘sim’ ao plano de um Deus justo e capaz de destronar os imponentes e elevar os oprimidos.

“Maria é a força para vencermos a injustiça, pois em primeiro lugar ela abriu seu coração a Palavra que se fez carne, abriu a sua vida a esse Deus justo e se tornou capaz de viver essa justiça divina. (...)

Para Dom João Bosco, Maria é exemplo para todos, pois soube compreender o sentido da justiça de Deus. O bispo de Osasco enfatizou que todos os cristãos tem, a partir do exemplo de Maria, o convite de buscar vencer a injustiça, buscando a santidade.

“Se Maria, como mulher simples, foi capaz de abrir o coração à Palavra Divina e dizer que é preciso ajustar e justificar esse mundo, Ela também pode nos ensinar a fazer isso (...). Maria nos convida a acordar nosso coração e buscar a justiça”.

Foto de: Thiago Leon

Novena Solene - Thiago Leon

Nos mês das missões, Dom João ressaltou que é preciso entender que a missão de cada cristão é levar a justiça de Deus a todos àqueles que sofrem com as injustiças.

“Maria é a missionária da justiça e nos ensina a sermos permanentemente missionários”, enfatizou o bispo de Osasco.

No dia em que milhões de brasileiros foram às urnas para a escolha de seus novos dirigentes, Dom João pediu que os fiéis se inspirassem na temática deste terceiro dia da novena e ajudem a justiça a caminhar acompanhando a vida política de seus candidatos escolhidos e, ainda citou o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Reforma Política Democrática, apoiado pela Igreja do Brasil.

“Que possamos celebrar com Maria Santíssima esse novo mundo que Jesus quer: um mundo fraterno, justo e feliz”, concluiu Dom João Bosco.

Reveja a homilia de Dom João Bosco:

Acesse aqui todos os vídeos da Festa da Padroeira 2014.

Confira as fotos deste terceiro dia da Novena Solene (Fotógrafo: Thiago Leon)

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.