Por Flávia Gabriela / Fotos: Thiago Leon Em Notícias

O silêncio é marca na religiosidade de Fátima

No dia que antecedeu a data em que se festeja Nossa Senhora de Fátima, dia 13 de maio, pudemos observar a praça diante ao templo ser tomada aos poucos pelos devotos.

Pessoas das mais diversas idades que chegavam, paulatinamente, com suas cadeiras, cobertores, velas, muita fé e um marcante silêncio.

A impressão que tínhamos é que a oração do fiel se iniciava já neste momento, onde buscava, em seu coração, sentimentos e pessoas para serem apresentadas no momento em que a celebração iniciava.Na entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, às 18h30, horário de Fátima (14h30 horário de Brasília), brados de vivas saudaram a Padroeira do Brasil, colocada na Capelinha das Aparições, local exato onde Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três pastorinhos em maio de 1917.

Foram momentos de profunda emoção para os católicos presentes em Fátima, já que o gesto une duas devoções de povos diferentes na Mãe de Deus.

Na noite do dia 12 ainda, a celebração presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis também trouxe momentos de profunda espiritualidade. Anoiteceu. A praça, lotada por cerca  de 200 mil fieis se manteve em silêncio durante todo o tempo. Os olhares, se alternavam entre as velas que iluminavam os rostos, e o Altar da celebração. A procissão do silêncio coroou os momentos finais do dia, quando o relógio marcava meia-noite, horário local de Portugal. Alguns fieis ainda permaneceram no local, onde uma vigília se estendeu madrugada a dentro na Capelinha das Aparições.

 

Nesta quarta-feira, dia oficial de Nossa Senhora de Fátima, a movimentação de fieis iniciou com a praça já cheia. O silêncio perdurava, e nem se percebia no recinto estavam mais de 200 mil fieis aglutinados na praça do Santuário.

A celebração solene, iniciada às 10h, horário local, durou três horas e, embora o movimento estivesse intenso dentro da praça e nas suas imediações, o que quase podia-se ouvir, eram as batidas dos corações de católicos de todo mundo, o que faz jus à orientação de uma placa colocada nos acessos ao Santuário: “Você está entrando no Santuário de Fátima. Entre como Peregrino”. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Flávia Gabriela / Fotos: Thiago Leon, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.