Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Participantes do Congresso Internacional do SINE em missa no Santuário


Mais de 500 participantes do 7º Congresso Internacional do SINE – Sistema Integrado para a Nova Evangelização – participaram hoje (06) de uma missa presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, no Santuário Nacional de Aparecida.

Até sexta-feira (08), cerca de 150 padres, 15 bispos e centenas de leigos, vindos de dez países da América Latina, se reúnem em São José dos Campos (SP) amparados pelo tema ‘Nova Evangelização: para viver e transmitir de forma permanente a fé’.

Em sua homilia, Dom Damasceno recepcionou os presentes e falou sobre a importância do Sistema Integrado para a Nova Evangelização:

“A Nova Evangelização vem ocupando a atenção de toda a Igreja, desde a 3º Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, em 1974, até a 13ª Assembleia realizada no ano passado, cujo tema foi ‘A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã’. É motivo de esperança para a nação episcopal o crescimento e fortalecimento das organizações que se dedicam prioritariamente a esta temática. Os congressos organizados pelo SINE podem ajudar muito nesse caminho, como este 7º congresso em andamento. Entre os objetivos está ao aprofundamento da consciência da importa da Nova Evangelização para assumir processo integral que permita a todos recomeçar em Cristo e contribuir para que dioceses e paróquias encontrem-se cada vez mais na conversão pastoral que foi proposta na Conferência de Aparecida e tem sido urgida pelo Santo Padre, o Papa Francisco”, disse.

Ao final, o Cardeal cumprimentou os participantes. “A todos os participantes do 7º Congresso Internacional do Sine, meus melhores votos de que este congresso seja maravilhoso e possa modificar seus súditos para o bem da nossa Igreja no Brasil e toda América”, desejou.

Sobre o 7º Congresso Internacional do Sine, em entrevista ao A12, a responsável Elen Damico falou sobre o seminário de abertura, que contou a presença do secretário do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização, Dom Octavio Ruiz Arenas.

“Ele nos atualizou muito sobre o tema, que nada mais é do que recuperar de forma permanente a dimensão missionária da Igreja ao lado da pastoral. Papa Francisco está colocando em prática o que João Paulo II criou e que Bento XVI concretizou criando o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. Este congresso vem fortalecer o sistema da Nova Evangelização. Quando os países se encontram, nos fortalece muito, porque não estamos sozinhos com iniciativa particular, é eclesial”, avalia.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.