Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Patos de Minas recebe Imagem jubilar e planeja santuário para Padroeira do Brasil

No altar central da Basílica de Aparecida, o bispo diocesano de Patos de Minas (MG), Dom Frei Claudio Nori Sturm, OFM Cap, presidiu a celebração de envio da Imagem peregrina dos 300 anos do encontro de Nossa Senhora Aparecida. A Imagem permanecerá entre as 42 paróquias patenses até 27 de setembro de 2015, durante todo o ano jubilar em preparação para o aniversário de 60 anos da diocese.

 

O Ano Jubilar será aberto no próximo dia 30 de outubro, quando a Imagem entrará na cidade em carreata festiva, seguida de missa solene pela dedicação da Catedral de Santo Antônio e posse do primeiro bispo, Dom José André Coimbra.

A Imagem estará presente nas diversas atividades preparadas para o jubileu diocesano, como congressos, movimentos pastorais e a Jornada Diocesana da Juventude, que será realizada no próximo dia 23 de novembro.

Ao portal A12, Dom Cláudio afirmou que é uma “bênção toda especial” incluir o jubileu da diocese nas comemorações pelos 300 anos de Aparecida, especialmente porque é prevista a construção de um santuário dedicado à Mãe Aparecida na cidade de São Gotardo, onde há uma paróquia dedicada a ela.

Foto de: Reprodução/ Facebook

Projeto do Santuario - São Gotardo

Projeto do santuário tem formato da Imagem 
de Nossa Senhora Aparecida.

Um arquiteto de Santa Catarina, especializado em arte sacra, fez o projeto para o terreno de oito mil metros quadrados doado por um empresário que ofereceu, ainda, outro terreno a ser rifado para custear o início das obras. “Temos estudos para construção da igreja e nossos fiéis querem que ela seja um santuário. Já conversei com o presbitério e o colégio de consultores, e há um consenso de que ele deve ser muito bem-vindo”.

O bispo adiantou que o projeto contempla três pavimentos, totalizando 12 mil metros quadrados, e capacidade para acolher 3.700 pessoas sentadas. “A torre terá a forma estilizada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, mas toda ela será inspirada na santa. A igreja será em formato de peixe, símbolo que identificava Cristo para os primeiros cristãos. Será um santuário mariano, mas cristocêntrico também”.

A previsão é de que a obra inicie logo após o encerramento do Ano Jubilar, ao final de 2015. “É uma obra que vai custar bastante, mas a comunidade está muito disposta a ajudar!”, garantiu o bispo.

Assista ao vídeo da homilia de Dom Cláudio Sturm na celebração transmitida pela TV Aparecida:  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.