Por Marília Ribeiro Em Notícias

Primeiro dia da novena da Festa da Padroeira convida os devotos a serem promotores da vida

Com o Santuário Nacional repleto da presença dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, foi iniciada, neste dia 3 de outubro, a novena em preparação para a Festa da Padroeira do Brasil. O tema desse primeiro dia de novena reflete Maria: Mãe na vida, Mãe na morte!.

Foto: Marília Ribeiro

1º Dia Novena 2015 - marilia

Leda Marcia Gonçalves de Souza - Extrema (MG)

Leda Marcia Gonçalves de Souza veio de Extrema (MG) para participar do primeiro dia da novena. Leda conta que sempre vem a Aparecida, mas essa é a primeira vez que consegue participar da novena. “Maior felicidade do mundo, maior alegria, nunca aconteceu de eu vir no primeiro dia da novena”. A devota aproveita sua presença na Casa da Mãe para rezar por sua família e em especial pelo neto. “Venho para agradecer pela vida do meu neto que está completando um ano e onze meses no dia de hoje”.

Foto: Marília Ribeiro

1º Dia novena 2015 - marilia

Helena Dias de Almeida - Aparecida (SP)

Para Helena Dias de Almeida, moradora de Aparecida (SP), é muita alegria participar mais um ano da Festa da Padroeira. “Muita alegria e muita felicidade estar aqui, eu tenho muito a agradecer e também tenho a pedir”, expressou.

A festividade, iniciada às 15h na basílica, acolheu a bandeira do Brasil e as bandeiras de todos os estados Brasileiros ao som do Hino Nacional. Na sequencia o reitor do Santuário de Aparecida, padre João Batista de Almeida, proferiu algumas palavras e declarou a abertura oficial da novena preparatória para a grande festa no dia 12.

O reitor, pe. João Batista destacou que nesse ano, as orações estarão dedicadas ao ano da paz e a vida consagrada. “Queremos rezar nesse ano da paz, pelas famílias e pela vida consagrada, por todos aqueles que entregam sua vida a Deus”.

Iniciada a celebração, os devotos receberam com grande louvor e alegria a imagem de Nossa Senhora Aparecida, levada até o seu trono no Altar Central, pelos integrantes do ministério da Acolhida do Santuário.

A celebração foi presidida pelo missionário redentorista, Superior Provincial da Província de São Paulo, pe. Rogério Gomes.

Na palavra do presidente da celebração a temática de hoje apresenta duas realidades do ser humano, a vida e a morte. O sacerdote destacou que fomos feitos a imagem semelhança de Deus, mas que por conta do pecado essa imagem se ofusca, dizendo “muitas vezes a imagem que predomina é a da morte”.

Citou as diversas formas da morte prevalecer, como o drama dos que passam fome, em um mundo marcado pelo consumismo, a falta de cuidado com a Mãe Terra, as drogas, a agonia da saúde pública, as fábricas que produzem armamentos que provocam a morte, a realidade da migração e a falta de ações dos políticos em prol do bem comum.

Padre Rogério Gomes ressalta a necessidade de com Maria sermos promotores da vida. “Com Maria, queremos nos tornar homens e mulheres cheios de vida, deixando aquele ser humano velho marcado pelo egoísmo. Queremos ser promotores da vida e ser a imagem e semelhança de Deus”, afirmou.

Assista a homília completa:

Neste primeiro dia da novena participaram da celebração os guardas, a equipe de acolhida, o ministério dos leitores, coroinhas, acólitos, ministros da eucaristia e componentes do coral, todos do Santuário Nacional. 

A procissão das oferendas, com a oferta dos alimentos, foi realizada pelos ministros da eucaristia e membros coral.

A celebração foi encerrada com a benção do Santíssimo e a consagração a Nossa Senhora Aparecida.

Acompanhe a programação da novena em preparação a Festa da Padroeira do Brasil e as celebrações transmitidas pela TV Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.