Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Redentoristas celebram Mãe do Perpétuo Socorro em Aparecida (SP)

Nesta quinta-feira (26) o Santuário Nacional celebrou de forma antecipada a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Desde segunda-feira (23) o Santuário prepara os fiéis para esta festividade que tem grande valor para a Igreja Católica e especialmente para a Congregação Redentorista.

Missa da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Santuário Nacional (foto: Elisangela Cavalheiro)

A celebração foi presidida pelo Missionário Redentorista padre Carlos Artur Annunciação, C.Ss.R e concelebrada pelos padres Célio Lopes dos Santos, C.Ss.R e Geraldo de Paula Souza, C.Ss.R, que exercem seu ministério no Santuário Nacional.

Missa da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Santuário Nacional (foto: Elisangela Cavalheiro)O presidente da celebração explicou no início da missa que a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi antecipada em virtude da celebração de outra grande festividade para a Igreja no dia 27 de junho, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. 

Em sua homilia, padre Carlos Artur indicou aos fiéis a missão confiada à Congregação Redentorista a respeito da devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Hoje com alegria celebramos a Mãe do Perpétuo Socorro. Os Missionários Redentoristas a tem como aquela mulher santa, abençoada e agraciada por Deus e que lhes foi confiada para torná-la conhecida”, disse referindo-se ao mandato do Papa Pio IX em 1866 quando entregou o quadro com a pintura da Mãe de Jesus pedindo que os seus religiosos a fizessem conhecida no mundo inteiro.

Em seguida, padre Carlos Artur contou em detalhes a história dessa devoção e a riqueza de significados presentes no Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro destacando a centralidade de Jesus. “O centro deste quadro, deste Ícone, poderíamos pensar que é Nossa Senhora, mas não é, o centro é Jesus, Maria aponta para Jesus”, e ainda: “Maria aponta Jesus para nós, é 'Ele quem vocês devem seguir’, é Ele é o Senhor, é Ele o Messias, é Ele que traz a Redenção e nos resgatou por seu próprio sangue", frisou. 

Ao final, padre Carlos Artur lembrou que em 2016 a Congregação do Santíssimo Redentor irá celebrar os 150 anos da entrega do Ícone aos Redentoristas, e concluiu com a seguinte oração: “Que Nossa  Senhora olhe para nós com muito carinho e nos mostre Jesus, o fruto bendito do seu ventre e que seja sempre pra nós o perpétuo socorro de nossa vida”.

A celebração foi concluída com a procissão e a bênção do Santíssimo Sacramento na capela do Santíssimo. 

Sobre a celebração dos 150 anos, padre Carlos Artur falou ao final da celebração com o A12.com. Ouça:

[Conheça mais sobre o Ícone do Perpétuo Socorro]

Missa da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Santuário Nacional (foto: Elisangela Cavalheiro)Na celebração estavam presentes religiosas do Santíssimo Sacramento (leia notícia), seguidoras de padre Pierre Vigne, que estão realizando uma preparação em vista dos 300 anos de fundação em 2015 (clique aqui para saber mais), e a 13ª Romaria a Pé de Córrego Fundo (MG).

 

Veja a galeria de imagens da celebração: 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.