Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 14 MAR 2019 - 10H10

Reflexão Terço dos Homens: Maria nos Mistérios do Terço




MARIA NOS MISTÉRIOS DO TERÇO

Queridos Homens do Terço!

A fé cristã nos convida a dirigir o olhar para Maria, a Mãe de Deus. Diversos mistérios do Terço recordam textos bíblicos que falam da participação de Nossa Senhora na vida e na missão de Jesus. É precisamente por isso que Maria tem um lugar tão decisivo no Plano da Salvação: ela gerou e deu à luz o Filho de Deus.

Na Carta de São Paulo ao Gálatas, encontramos a principal base escriturística que explica o lugar de destaque que Maria de Nazaré ocupa no Plano da Salvação. O Apóstolo lembra que “na plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho ao mundo, nascido de uma mulher” (Gl 4,4). A maternidade divina de Maria é o principal e o mais decisivo evento que marca a proximidade entre a Virgem de Nazaré e o seu Filho Jesus.

DEUS TAMBÉM TEM MÃE

Olhando para a História da Salvação, poderíamos, acertadamente, imaginar que Deus seria capaz de revelar o seu Filho de muitas outras maneiras. Jesus poderia ter nascido de qualquer outro modo. Ele poderia até mesmo ter descido do Céu como um “homem feito”, dispensando a aparente fragilidade do nascimento humano. No entanto, Jesus não quis prescindir da beleza e da ternura do jeito humano de nascer. Quando veio a este mundo, Ele quis nascer do modo como todos nós um dia nascemos: Deus nasceu de uma mulher. Quando veio a este mundo, Ele quis para si uma mãe.

Também por isso, com Maria Deus inaugura um tempo novo para a humanidade. A partir do seu nascimento, Jesus assumiu para sempre a condição humana. Assumiu nossa carne, nossos sonhos, nosso jeito de ser. Nas palavras do evangelista São João, “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Ao assumir o mundo criado, Jesus nos faz participantes da vida divina. A encarnação do Filho de Deus é, para todos nós, certeza de que vale a pena ser gente; certeza de que a humanidade é definitivamente importante para Deus.

MARIA, OS MISTÉRIOS DO TERÇO E O MISTÉRIO DE DEUS

Os mistérios do Terço falam com muita profundidade e beleza do Mistério do próprio Deus, que se dignou a assumir para sempre a nossa condição humana. Deus é um Mistério, mas não é um absurdo, não é um enigma, nem uma charada. Deus é presença no meio do povo. Deus é vida, esperança e Amor, como ensina o evangelho de São João. Os mistérios do Terço mostram o modo como Deus carinhosamente se revela aos homens e se dá a conhecer.

Em todos os mistérios do Terço, a Mãe de Deus sempre está de alguma forma presente. Nos mistérios gozosos, Maria acompanha a infância de Jesus. Nos mistérios luminosos, a Virgem de Nazaré participa da vida pública e da missão de Jesus. Nos mistérios dolorosos, Maria é a Mãe das Dores, que não abandona o seu filho nem mesmo nos momentos de sofrimento e de tristeza. Nos mistérios gloriosos, Maria tem a alegria de testemunhar a vida nova que o Ressuscitado oferece para toda a humanidade.

MARIA NOS ACOMPANHA NA ORAÇÃO DO TERÇO

Todas as vezes que rezamos o Terço, sabemos que Maria, a Mãe de Jesus, sempre nos acompanha e nos faz pensar no grande amor de Deus por nós. Os primeiros pensadores do Cristianismo, chamados “Padres da Igreja”, ensinavam que a Virgem concebeu antes no coração que no ventre. É uma expressão muito bonita porque ela nos faz lembrar que Maria não é apenas a mãe biológica de Jesus. Ela também é discípula e seguidora do seu Filho.

Maria acolheu Jesus com o seu coração e com a sua inteligência. Apesar da sua simplicidade, ela foi capaz de entender que o mistério de Deus não merece ser negligenciado ou esquecido pelos seres humanos.

Agradeço a todos vocês que participam da Família Campanha dos Devotos e que nos ajudam a construir este Santuário. Que a oração do Terço nos aproxime sempre mais das abundantes bênçãos de Deus.

Padre Eduardo Catalfo
Reitor do Santuário de Aparecida


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...