Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Restauradora prepara imagem de Nossa Senhora Aparecida para Festa da Padroeira

A restauradora de obras de arte Maria Helena Chartuni esteve hoje no Santuário Nacional para realizar a conservação e preparação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Novena e Festa da Padroeira, que tem início na próxima sexta-feira (03). A manutenção é feita anualmente, sempre nas vésperas da festa dedicada à Mãe Aparecida.

Foto de: Tatiana Bettoni

Conservação da imagem de Aparecida

Maria Helena Chartuni realiza a conservação da Imagem milagrosa há mais de trinta anos.

 

A imagem original da santa recebeu pinceladas de pigmentos e produtos especiais que ajudam a manter a integridade da peça, patrimônio histórico e cultural do Estado de São Paulo e símbolo da devoção mariana no Brasil e no mundo.

Ao portal A12, Maria Helena explica que as obras de arte podem ser afetadas pelas condições do meio ambiente, o que inclui fatores como umidade e luz. A Imagem da Padroeira só é retirada do nicho para celebrações especiais, como a Cerimônia do Manto, realizada mensalmente pela Campanha dos Devotos. Mesmo assim, ela recomenda a manutenção com luvas, “que não deixam digitais ou suor das mãos”, e outros cuidados.

Após o contato com a Imagem da santa, a restauradora atestou o cuidado prestado pelos Missionários Redentoristas, responsáveis pela administração do Santuário Nacional de Aparecida.

Maria Helena Chartuni realiza a conservação da Imagem milagrosa há mais de trinta anos, desde que foi a responsável pela reconstrução sofrida após o atentado, em maio de 1978. 

Leia também: Restauração da Imagem de Nossa Senhora Aparecida completa 35 anos após atentado

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.