Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Santa Missa destaca 50 anos de missão do Diaconado Permanente

Celebração marcou o envio da Imagem jubilar de Aparecida para sete dioceses

No penúltimo dia da 53ª Assembleia Geral da CNBB, a Santa Missa com laudes foi presidida por Dom Esmeraldo Barreto de Farias, administrador apostólico da Arquidiocese de Porto Velho (RO) - nomeado para a Arquidiocese de São Luís (MA). O bispo referencial da Comissão Nacional dos Diáconos dedicou a celebração aos 50 anos de restauração do Diaconado Permanente, realizada durante o Concílio Vaticano II.

Foto de: Assessoria de Imprensa SN

Missa do 9º dia da 53ª Assembleia Geral dos Bispos (foto: Assessoria de Imprensa SN)

Missa foi concelebrada pelos bispos de Lorena (SP), dom João Inácio Müller, e de Jundiaí (SP), dom Vicente Costa.

 

Em sua homilia, o celebrante afirmou que “A igreja não cresce por proselitismo, mas por atração”, já que Deus Pai nos atrai de diversas maneiras, a exemplo da leitura dos Atos dos Apóstolos, quando o Pai atrai o eunuco acompanhado por Filipe, que seguia as viúvas pobres em Jerusalém. Lembrando a experiência missionária de Filipe, sublinhou que muitas vezes queremos explicações de Deus, mas ele nos surpreende sem dizer o porquê, apenas nos enviando, “Vai”!

 

Quem sai pouco de si perde o melhor de seu povo (Dom Esmeraldo Barreto).

A partir do exemplo, dom Esmeraldo agradeceu a Deus pelos 50 anos do Diaconado Permanente, que são mais de 3.400 servindo as 160 dioceses do Brasil.

“O exemplo de Filipe os anime, queridos diáconos permanentes, bem como a todos nós, para que levando em contas as necessidades sociais pastorais como missionários ajudemos as pessoas a se encontrarem com Jesus, servo missionário e Pão da Vida, e serem discípulos missionários”, exultou.

Saiba mais sobre a assembleia da Comissão Nacional dos Diáconos que começa hoje em Aparecida (SP)

Dom Esmeraldo lembrou que somos todos convidados a escutar a voz de Deus e ir ao encontro das pessoas, e que os missionários são chamados a servir também quem participa ocasionalmente: “Não sou eu que determino a missão. É missão que determina minha vida. Nem sempre compreendemos isto, é verdade, é uma questão de fé”.

Foto de: Assessoria de Imprensa SN

Missa do 9º dia da 53ª Assembleia Geral dos Bispos (foto: Assessoria de Imprensa SN)

Imagem peregrina do Jubileu de 300 anos de Aparecida foi enviada para as dioceses: Palmas, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Tocantinópolis, Prelazia da Cristalândia, Humaitá e Eunápolis.

 

O celebrante agradeceu o testemunho de tantos diáconos que se colocam a serviço do povo de Deus, “presença solidária de esperança em meio aos que mais sofrem, (...) sendo luz na vida familiar, profissional e eclesial”.

Ao final, deixou mais uma palavra de incentivo: “Quem sai pouco de si perde o melhor de seu povo”, disse, aclamando a Deus, Nossa Senhora e São Jorge - o santo guerreiro, festejado hoje.

 

Até sexta-feira (24), em parceria com a CNBB, o A12.com irá transmitir as coletivas de imprensa com os bispos durante a Assembleia Geral, de segunda a sexta, às 15h. Acompanhe pelo link: www.a12.com/cnbb.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.