Entre os dias 19 e 23 de agosto , foi realizada a 25ª edição do Encontro Nacional de Reitores de Santuários em Vitória (ES). Em cinco dias, foram aprofundadas discussões sobre a gestão dos espaços sagrados, além de promover a partilha de conhecimento e experiências.
Frei Djalmo Fuck, reitor do Convento da Penha, local onde foi realizado o encontro, se alegrou com os frutos da grande reunião em solo capixaba.
“Santuário, por excelência, é o lugar da peregrinação, onde as pessoas acorrem para celebrar sua fé, para reavivar sua esperança, o dom de ser discípulo de Jesus, portanto, ser peregrino é próprio daquilo que constitui a alma, a vida dos nossos santuários”.
Um dos palestrantes do encontro foi Frei Vitório Mazzuco, mestre em espiritualidade franciscana, ressaltou a importância do encontro como uma preparação ao Jubileu de 2025.
“O Ano Santo da Esperança quer mostrar aos fiéis que esperança é o princípio da fé. O melhor modo de acolher é acreditar na pessoa. Deus tem uma fé profunda na pessoa porque nos ama incondicionalmente, então o melhor modo do santuário se se preparar é falar do ano santo, — aquilo que não é falado não existe, o que não se apresenta, não se sabe o que é —, e que se fale muito da esperança e o Papa Francisco pediu que este ano de preparação fosse o ano da oração. O fiel que visita um santuário quer se sentir filho e filha de Deus, quer ser acolhido como um lugar da esperança”.
No encerramento do encontro, foi divulgado que a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), será a sede do próximo Encontro de Santuários, em agosto de 2026.
A participação da Casa da Mãe
Presente no encontro, o reitor da Casa da Mãe, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., falou como está a preparação para o Ano Jubilar e de que forma esse evento refletiu a missão de acolhida e evangelização na Capital Mariana da Fé.
“Os verbos ACOLHER e ENVIAR, em certo sentido desenham o movimento daquilo que pastoralmente queremos promover durante o Ano Jubilar: desejamos que os peregrinos sejam atraídos pelo Santuário de Aparecida e que, na Casa da Mãe, encontrem motivações para se sentirem comprometidos e enviados para a missão”.
Durante o Encontro, Marcos Spalding, diretor de Marketing e Negócios do Santuário Nacional, e Gisele Aparecida, gerente de Marketing e Relacionamento, conduziram palestras que visaram compartilhar a experiência do Santuário de Aparecida em temas estratégicos, que são de grande interesse para os reitores presentes.
Foram abordados conteúdos valiosos sobre como os santuários podem melhorar sua gestão e, assim, aprimorar a acolhida e evangelização dos fiéis.
“Foi uma honra participar do Encontro Nacional e contribuir, com um olhar mais técnico, apresentando algumas ferramentas de planejamento para auxiliar os reitores e seus assessores nas suas atividades em seus Santuários. Começaremos as ações preparatórias já em outubro, a partir da Novena e Festa, cujo tema ‘Mãe Aparecida, Acolhei-nos como Peregrinos da Esperança’, dará o tom para 2025: os devotos, filhos e filhas de Nossa Senhora, vêm em peregrinação à Casa da Mãe, reabastecem seus corações e retornam como missionários da Esperança!”, disse Marcos.
Ao portal A12, Gisele ressalta a maneira que a Casa da Mãe fortalece o relacionamento com os fiéis e as ações previstas para o Ano Jubilar.
“O Santuário, através da Família dos Devotos e do projeto Aparecida pelo Brasil, tem fortalecido as comunidades e famílias de todo o Brasil por meio das missões leigas e dos envios das Capelinhas Missionárias. Para o Ano Jubilar, o convite é para que as famílias do Brasil todo, venham aí Santuário Nacional visitar a Mãe Aparecida. Viver essa experiência de fé, participar das programações do Santuário e peregrinar até Aparecida é o convite da Família dos Devotos para todos aqueles que amam Jesus e Nossa Senhora”.
Reflexão sobre o Ano Jubilar
O tema deste encontro, “Da Misericórdia à Esperança: Santuários do Brasil a caminho do Ano Jubilar”, junto com o lema “Na Tua Palavra depositei a minha esperança” (Sl 119,81), orienta todas as atividades e reflexões ao longo da semana. Os reitores se dedicam a pensar em como os santuários podem ser cada vez mais locais de esperança e fé, especialmente no contexto do Ano Jubilar que se aproxima.
O Encontro Nacional de Reitores de Santuários foi uma oportunidade para os reitores trocarem experiências e fortalecerem as práticas que tornam os santuários pontos focais de acolhida e evangelização. A participação ativa do Santuário Nacional de Aparecida, tanto nas celebrações quanto nas discussões estratégicas, reflete seu compromisso de “acolher bem e evangelizar”, ao guiar e inspirar outros santuários no Brasil, em preparação para o Ano Jubilar e além.
Camila Morais esteve no Espírito Santo e trouxe mais detalhes do Encontro
Como peregrino, cantor Daniel chega de bicicleta ao Santuário
Devoto de Nossa Senhora, ele comemora seus 56 anos em peregrinação pelo Caminho da Fé
Saiba como funciona o Gesto Concreto da Novena da Padroeira
Você devoto da Mãe Aparecida é motivado a, além de se unir em oração ao Santuário Nacional, realizar o Gesto Concreto. Saiba mais!
Dia Oracional Mariano celebra um mês para a Festa da Padroeira
Nesta quinta-feira (12) foi celebrado o Dia Oracional Mariano em preparação para a Novena e Festa da Padroeira. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.