Por Valquíria Vieira Em Notícias

Santuário Nacional celebra Ano da Misericórdia com abertura da Porta Santa e novas obras

O Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, celebrado hoje (08), foi um dia festivo para o Santuário Nacional devido à data do calendário litúrgico, mas também devido à bênção dos sinos do Campanário, a abertura do Ano Santo da Misericórida e a expectativa pela abertura da Porta Santa da Casa da Mãe, no próximo dia 13 de dezembro.

Santuário Nacional realiza benção dos novos Sinos do Campanário - Foto: Thiago Leon

Em entrevista à imprensa o cardeal arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, orientou como os fiéis devem vivenciar o Ano Santo da Misericórdia.

 

"Nós precisamos nos aproximar de Deus, do Seu amor, não nos sentirmos afastados, discriminados, excomungados, por pior que seja os nossos pecados, nós precisamos confiar no perdão e na misericórdia de Deus", dom Damasceno.

“Nós precisamos nos aproximar de Deus, do Seu amor, não nos sentirmos afastados, discriminados, excomungados, por pior que sejam os nossos pecados, nós precisamos confiar no perdão e na misericórdia de Deus. A Porta Santa tem esse valor simbólico, a pessoa passa por essa porta para encontrar, na Igreja, misericórdia de Deus nosso Pai, com aquele espirito de conversão de mudança de vida”, indicou.

Dom Raymundo ainda apontou ações práticas para vivenciar verdadeiramente a experiência da misericórdia de Deus.

“O convite desse Ano da Misericórdia é experimentar a misericórdia de Deus, sentir que Deus é Pai, que Ele nos ama infinitamente, que suas entranhas são entranhas de ternura, de compaixão para com todos nós. E que ao fazer essa experiência, possamos radiar essa misericórdia no nosso relacionamento uns com os outros, sabendo nos perdoar, socorrendo os mais necessitados, dando testemunho da solidariedade, promovendo a paz, defendendo a justiça e a dignidade da pessoa humana, então são essas obras que devemos praticar durante o Ano da Misericórdia”, apontou dom Damasceno.

No próximo domingo (13), na programação do Ano Santo da Misericórdia, as (arqui) dioceses abrirão as portas santas das catedrais e igrejas designadas pelos bispos. O reitor do Santuário Nacional padre João Batista de Almeida falou que abertura da Porta Santa na Casa da Mãe é um compromisso junto à Igreja de dar a oportunidade às pessoas vivenciarem esse Ano da Misericórdia.

 

"A abertura da Porta Santa aqui no Santuário para nós é mais do que um símbolo, é um compromisso que assumimos junto à Igreja do Brasil de acolher todos aqueles que quiserem celebrar e vivenciar a Misericórdia”, padre João Batista.

“A partir do momento em que a porta for aberta já estará à disposição de todos que por ela quiserem passar. O cardeal abre a Porta Santa sendo o primeiro a passar, em seguida todo o clero e depois todo o povo; estamos esperando muitas romarias, organizadas para esse momento especial do Ano Santo da Misericórdia. A abertura da Porta Santa aqui no Santuário para nós é mais do que um símbolo, é um compromisso que assumimos junto à Igreja do Brasil de acolher todos aqueles que quiserem celebrar e vivenciar a Misericórdia”, disse o reitor.

Esta terça-feira (08), foi ainda um momento de celebração especial para o Santuário Nacional, pois os sinos, que serão colocados no Campanário, próxima obra da Casa da Mãe, foram abençoados em celebração hoje pela manhã. O administrador do Santuário, padre Daniel Antônio falou do significado dos sinos para as igrejas.

“Os sinos, para a Igreja, simbolizam a bênção de Deus que se propaga pela sonoridade, e todas as pessoas que escutam o sino são abençoadas, protegidas e se sentem parte de uma assembleia do corpo da Igreja”, explicou.

Ouça o que o padre Daniel falou sobre a obra do Campanário, que faz parte dos projetos em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 

Os sinos do Campanário estão em exposição próximo à Porta Santa do Santuário Nacional.

As Obras do Campanário começam em janeiro de 2016.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.