Neste domingo (4), o Santuário Nacional de Aparecida comemorou na Santa Missa das 8h diversas realidades: a presença dos romeiros das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), das carmelitas e o dia do padre junto ao aniversário de 35 anos de ordenação do padre Luizinho de Apucarana (PR).
Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP), presidiu a missa com a presença de Dom José Carlos Chacorowski, bispo de Caraguatatuba (SP), responsável pelas CEB’s Regional SUL I da CNBB.
Durante homilia, referiu-se incisivamente à ganância, para que os católicos tomem cuidado com ela. Aos participantes das CEBs, afirmou que “isto é buscar o Reino de Deus, criticar a ganância e propor um mundo diferente de comunidades, ou seja, ‘todos somos iguais em dignidade’”.
Celebrando o dia do padre, continuando na premissa da ganância, sugeriu que os padres “tenham o cheiro das ovelhas, como diz o papa Francisco, para que não caiamos nós também na ganância, no cheiro do incenso”.
Comunidades Eclesiais de Base
As CEBs são caracterizadas pelo carisma da opção pelos pobres e pela evangelização que denuncia as injustiças e enfrenta as desigualdades da sociedade.
As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) surgiram no Brasil como um meio de evangelização que respondesse aos desafios de uma prática libertária no contexto sociopolítico dos anos da ditadura militar e, ao mesmo tempo, como uma forma de adequar as estruturas da Igreja às resoluções pastorais do Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965. Encontraram sua cidadania eclesial na feliz expressão do Cardeal Aloísio Lorscheider: “A CEB no Brasil é Igreja — um novo modo de ser Igreja”.
:: Saiba sobre as demais atividades do Santuário clicando aqui.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.