Por Assessoria de Imprensa Em Notícias Atualizada em 25 MAR 2019 - 16H58

Santuário Nacional participa de simulação de acidente com romeiros em rodovia

Na manhã desta sexta-feira (11), o Santuário Nacional de Aparecida participou de uma simulação de atendimento de emergência a um acidente entre um ônibus com romeiros e um automóvel. A simulação foi realizada às margens da via Dutra, no km 79, em Roseira (SP), sentido Rio de Janeiro e contou com 34 vítimas fictícias.

Foto de: Hyanne Patricia

Santuário Nacional participa de simulação de acidente com romeiros em rodovia

 Atividade antecede as preparações para o
grande fluxo de romarias em outubro.

A ação, promovida pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em parceria com a CCR NovaDutra, contou com a participação de equipes de emergência de diversas instituições do Vale do Paraíba. Segundo a Capitão do Corpo de Bombeiros, Michele César, o objetivo do exercício é alinhar e organizar os procedimentos de atendimento entre as instituições. “A ideia da simulação é promover a integração entre esses órgãos para uma ocorrência real. Treinar e estarmos preparados para que todos saibam o que fazer, como fazer e quando fazer, cada um dentro de suas competências”, explica.

Ao todo, participaram 33 viaturas e um helicóptero Águia da Polícia Militar, incluindo uma ambulância e caminhão pipa do Santuário Nacional. Durante 1 hora, foi realizado o processo de atendimento a uma ocorrência real, desde o acionamento do SOS Usuário da CCR NovaDutra, por meio do call box, até a remoção das vítimas do local do acidente aos hospitais da região.

As vítimas, figurantes indicados pelo Santuário Nacional e pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, eram classificadas por três cores distintas seguindo o padrão real de atendimento: cor vermelha para as vítimas gravíssimas, amarela para as de menor gravidade e verde para as vítimas com escoriações leves.

A participação do Santuário Nacional neste tipo de procedimento é de suma importância para garantir a manutenção constante da segurança dos romeiros. “São milhões de romeiros que vêm até Aparecida com destino ao Santuário. A participação do Santuário Nacional neste exercício foi de fundamental importância, porque estamos integrados nestes atendimentos de emergência. Como volto a falar, ninguém quer que aconteça um acidente, porém, se acontecer, estaremos treinados”, finaliza a Capitão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Assessoria de Imprensa, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.