Por TV Aparecida Em Aparecida Debate Atualizada em 11 MAR 2020 - 12H04

Aparecida Debate discute a mudança trabalhista do "Programa Verde Amarelo”

Wilson Dias/Agência Brasil
Wilson Dias/Agência Brasil
Ministro Paulo Guedes é um dos idealizadores do programa


O Aparecida Debate desta quarta-feira (11), às 21h15, terá como tema o chamado “Programa Verde Amarelo”. Mediado pelo jornalista Marcelo Zanini, o jornalístico da TV Aparecida convidou dois especialistas para avaliarem, entre outros pontos, se a mudança trabalhista estimula o emprego de jovens ou favorece os empregadores com a desoneração de obrigações. O povo também vai dar sua opinião para a repórter Gabriela Leite, que foi às ruas.

O Aparecida Debate inicialmente vai explicar que o governo federal lançou o Programa Verde Amarelo em novembro de 2019, e apesar da ação ter começado a valer no momento em que foi publicada no "Diário Oficial da União”, ainda terá que passar por votação em Brasília. A finalidade da mudança, alegada pelo Governo, é incentivar a contratação de jovens entre 18 e 29 anos e que nunca tiveram um emprego formal.

Contudo, há controvérsias, e o programa da TV Aparecida irá mostrar que a Medida Provisória, enviada pelo Governo, enfrenta resistências no Congresso. Ao mesmo tempo em que incentiva a contratação, o programa também desonera as empresas de algumas obrigações trabalhistas. Outra crítica é que o programa seria uma reforma trabalhista a reboque, que fortalece ainda mais a mudança na CLT, aprovada pelo ex-presidente Michel Temer.

Por outro lado, o jornalístico irá apontar que os favoráveis à medida reforçam que o programa vai criar mais de 1 milhão de vagas até 2022 e, se aprovada, será uma das marcas do Ministro da Economia, Paulo Guedes.

Juan Ribeiro
Juan Ribeiro


Para debater o tão complexo assunto participa do programa desta semana, Patrícia Almeida Ramos, juíza titular da 69ª Vara do Trabalho de São Paulo, ex-presidente da Associação Nacional dos Magistrados de Justiça do Trabalho, da segunda região de São Paulo, e atualmente secretária geral. Ainda na roda de discussão está José Antônio Saudi Júnior, vice-presidente da região administrativa 6 do Vale do Paraíba da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Taubaté (SP) e membro do Conselho Regional do Ciesp-Fiesp.

Aparecida Debate, quarta-feira, às 21h15.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Aparecida Debate

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.