Por TV Aparecida Em Aparecida Debate Atualizada em 03 SET 2019 - 16H30

Aparecida Debate promove discussão sobre Demarcação de Terras Indígenas

Alan Santos/PR
Alan Santos/PR
Bolsonaro durante encontro com indígenas em Manaus


O
Aparecida Debate que vai ao ar nesta quarta-feira (04), às 21h15, vai falar de mais um tema polêmico e bastante discutido atualmente: a demarcação de terras indígenas.

O mediador do jornalístico da TV Aparecida, Marcelo Zanini, junto com dois convidados irão avaliar a atual legislação em torno do assunto e as mudanças que vem sendo propostas pelo governo Bolsonaro. E para saber a opinião popular, o repórter Guilherme Machado foi até às ruas.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Índios


Pela lei, o direito à terra para a população indígena é garantido. Mas a produção levantou que na prática há muitos obstáculos no caminho. Diante dessa realidade, as políticas ambientais e indigenistas recebem muitas críticas por parte do atual governo. Porém, há que se avaliar se as mudanças propostas são adequadas. O Presidente Jair Bolsonaro já declarou, por exemplo, que defende a exploração econômica das terras indígenas, como a prática da mineração. Para suas colocações e tentativas de mudanças, o governo alega que até hoje as políticas ambientais e indigenistas não foram usadas de maneira racional.

Leia MaisOs desafios da Igreja diante da realidade indígena.:: Confira aqui a página do Especial Desafios da Igreja - Povos Indígenas da equipe de jornalismo da TV Aparecida

Mariana Joffre
Mariana Joffre


Os convidados do programa irão avaliar como essas mudanças propostas pelo governo podem interferir na nossa vida e na vida dos povos indígenas.
Para essa tarefa participam do debate Maria Luiza Grabner, procuradora regional da República da Terceira Região, integrante do Núcleo de Defesa dos Direitos dos Índios e Minorias, e Cleber César Buzatto, secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário, organismo ligado à CNBB e que desenvolve o trabalho da Igreja Católica com os povos indígenas.

Aparecida Debate, quarta-feira, às 21h15.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Aparecida Debate

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.