Por TV Aparecida Em Aparecida Debate Atualizada em 16 ABR 2019 - 17H06

Machismo é tema de discussão do Aparecida Debate desta quarta

Reprodução
Reprodução

Nesta quarta-feira (17), às 19h30, o Aparecida Debate vai discorrer sobre uma prática que, por incrível que pareça, ainda é forte em nossa sociedade: o machismo. O programa da TV Aparecida, mediado pelo jornalista Marcelo Zanini e com participação de convidados, vai questionar as razões para o país ser considerado machista e o que fazer para combater esse tipo de comportamento e garantir o respeito às mulheres.

Sabe aquelas piadinhas de que “lugar de mulher é na cozinha”? Ou “mulher só sabe pilotar fogão”? As citações parecem inofensivas, mas não são. O programa vai mostrar também que a situação das mulheres no mercado de trabalho ainda é inferior. Em muitas empresas, elas exercem as mesmas funções que os homens, mas ganham menos do que eles. Além disso, o machismo está associado às agressões, estupros, violência doméstica e submissão.

Ainda no Aparecida Debate serão citados estudos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com dados absurdos, que só empoderam o machismo. Por exemplo: quase 60% dos brasileiros acreditam que as próprias mulheres são as responsáveis pelas agressões, porque "não sabem se comportar" e "se soubessem, haveria menos estupros".

Mas como desconstruir essa cultura tão enraizada na nossa sociedade? Como chegar aos direitos da igualdade de gênero e o respeito à mulher? Apesar de tudo isso, será que evoluímos?

Para analisar essas questões, participam do programa desta semana Jackeline Rômio, doutora e mestre em Demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e Pedro Paulo Oliveira, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professor de Sociologia e chefe do Departamento de Sociologia da UFRJ.

Aparecida Debate, quarta-feira, às 19h30.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Aparecida Debate

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.