
No dia em que a Lei Maria da Penha completa 13 anos, o Aparecida Debate traz mais um assunto muito importante para a discussão desta quarta-feira (07), às 21h15. O jornalista Marcelo Zanini recebe no estúdio da TV Aparecida duas convidadas, cujos trabalhos estão relacionados ao tema “Relacionamento Abusivo” e o repórter Felipe Melo foi às ruas para ouvir a opinião da população sobre essa triste realidade, tão crescente no Brasil.
Leia MaisEntenda o que é o feminicídioMês de Maria e Feminicídio
A produção começa a discussão dando um roteiro sobre os estágios das relações abusivas, cuja característica principal é o desejo de querer controlar a outra pessoa. Aí entram o ciúme excessivo, o sentimento de posse sobre o outro, a violência verbal e física, podendo chegar ao estupro.
::.Reveja o Aparecida Debate que discutiu o Feminicídio
As alarmantes estatísticas também serão expostas no programa. Dados do Mapa da Violência de Gênero mostram que em 2017, 73 estupros foram cometidos por dia no Brasil e que 90% das vítimas eram mulheres.
Já a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Datafolha, feita no mesmo ano e divulgada em 2019, revela outro dado preocupante: mais de 75% dos casos de agressões contra as mulheres vêm de um conhecido: marido (ou ex), namorado (ou ex), companheiro (ou ex). Mas a busca por ajuda policial ainda é bem reduzida: apenas uma em cada 10 procuram a Delegacia da Mulher para denunciar.
Mas por que é tão difícil sair de um relacionamento abusivo? Por que é tão difícil pedir ajuda? Para debater essas e outras dúvidas, participam do programa Beatriz Accioly, Mestra e Doutoranda em Antropologia Social pela USP e pesquisadora na área de Violência contra Mulheres da mesma universidade, bem como a escritora Marlene Monteiro, autora do livro "Depois do fim, recomeçar é preciso", e palestrante para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica.
Aparecida Debate, quarta-feira, às 21h15.
Leia MaisViolência contra mulher é tema do Redação A12 ao vivo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.