Por TV Aparecida Em Aparecida Debate Atualizada em 07 AGO 2019 - 08H46

“Relacionamento Abusivo” é tema do Aparecida Debate desta quarta

271 EAK MOTO/ Shutterstock
271 EAK MOTO/ Shutterstock


No dia em que a Lei Maria da Penha completa 13 anos, o Aparecida Debate traz mais um assunto muito importante para a discussão desta quarta-feira (07), às 21h15. O jornalista Marcelo Zanini recebe no estúdio da TV Aparecida duas convidadas, cujos trabalhos estão relacionados ao tema “Relacionamento Abusivo” e o repórter Felipe Melo foi às ruas para ouvir a opinião da população sobre essa triste realidade, tão crescente no Brasil.

Leia MaisEntenda o que é o feminicídioMês de Maria e Feminicídio

A produção começa a discussão dando um roteiro sobre os estágios das relações abusivas, cuja característica principal é o desejo de querer controlar a outra pessoa. Aí entram o ciúme excessivo, o sentimento de posse sobre o outro, a violência verbal e física, podendo chegar ao estupro.

::.Reveja o Aparecida Debate que discutiu o Feminicídio

As alarmantes estatísticas também serão expostas no programa. Dados do Mapa da Violência de Gênero mostram que em 2017, 73 estupros foram cometidos por dia no Brasil e que 90% das vítimas eram mulheres.

Já a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Datafolha, feita no mesmo ano e divulgada em 2019, revela outro dado preocupante: mais de 75% dos casos de agressões contra as mulheres vêm de um conhecido: marido (ou ex), namorado (ou ex), companheiro (ou ex). Mas a busca por ajuda policial ainda é bem reduzida: apenas uma em cada 10 procuram a Delegacia da Mulher para denunciar.

Mas por que é tão difícil sair de um relacionamento abusivo? Por que é tão difícil pedir ajuda? Para debater essas e outras dúvidas, participam do programa Beatriz Accioly, Mestra e Doutoranda em Antropologia Social pela USP e pesquisadora na área de Violência contra Mulheres da mesma universidade, bem como a escritora Marlene Monteiro, autora do livro "Depois do fim, recomeçar é preciso", e palestrante para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica.

Aparecida Debate, quarta-feira, às 21h15.

Leia MaisViolência contra mulher é tema do Redação A12 ao vivo



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Aparecida Debate

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.