Por TV Aparecida Em Aparecida Debate Atualizada em 26 JUN 2019 - 10H16

Aparecida Debate trata sobre a nova lei que permite a “internação involuntária”

Reprodução
Reprodução


O Aparecida Debate que vai ao ar nesta quarta-feira, às 21h15, na TV Aparecida, traz mais um assunto bastante polêmico. Com apresentação do jornalista Marcelo Zanini, o programa receberá dois especialistas que irão analisar os prós e os contras da lei recentemente sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro, que permite a internação involuntária de dependentes químicos.

Em junho, o Presidente sancionou a lei que permite a internação involuntária sem precisar de autorização judicial. Antes, só a família poderia fazer esse pedido. Agora, a internação pode ser feita por um servidor da área da saúde, assistente social ou por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Só é preciso ter o aval de um médico.

O Aparecida Debate vai mostrar o quanto esse assunto é delicado, pois a nova lei gera divergências entre especialistas e entidades que trabalham com dependentes químicos.

O programa vai mostrar também como são e como funcionam as comunidades terapêuticas para tratamento e de que forma essa nova lei contribui para reintegrar usuários de drogas recuperados à sociedade.

Dados levantados pela produção mostram que mais de 29 milhões de pessoas em todo o mundo demonstram transtornos relacionados ao consumo de drogas, sendo um deles a dependência química. A pesquisa é da ONU (Organização das Nações Unidas).

E para debater o tema, o jornalístico terá duas importantes participações: Lucio Costa, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (SP), Pós-graduando em Neuro-Psicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Educação, e psicanalista em processo de formação, e Pablo Kurlander, Psicólogo, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu, interior paulista, e gestor geral da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas.

Não perca o Aparecida Debate nesta quarta-feira, às 21h15.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Aparecida Debate

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.