Por TV Aparecida Em Arquivo A Atualizada em 26 DEZ 2019 - 13H23

TV Aparecida exibe Retrospectiva com os principais acontecimentos de 2019




Os principais destaques do Brasil e do mundo são a tônica da grande reportagem produzida pelo jornalismo da TV Aparecida. O Arquivo A – Retrospectiva, que vai ao ar na quinta-feira (26/12), às 21h, faz um mergulho em temas importantes como política, economia, desastres ambientais e os acontecimentos na Igreja. Além das imagens que marcaram o ano, a produção colheu depoimentos de profissionais ligados aos fatos abordados.

Confira os assuntos que serão destacados:

Política

Politicamente, 2019 é considerado um ano conturbado, com a posse do Presidente Jair Bolsonaro, cumprimento de promessas polêmicas e pautas correndo no Congresso para aprovação, como a Reforma da Previdência.

Economia

O desempenho da indústria começou mal, e em meados de 2019 sinalizou melhora. O comércio estava mais otimista, mas só no final do ano é que a confiança do consumidor melhorou para comprar mais e movimentar a economia. Dados do IBGE mostram que mais de 12 milhões de pessoas vão encerrar o ano desempregadas, mas ainda assim houve uma redução do índice de desemprego, puxada pela alta do trabalho por conta própria e por aqueles que trabalham sem carteira assinada.

Viagens do Presidente

2019 também foi marcado por viagens do Presidente Jair Bolsonaro. Elas resultaram em parcerias e contratos firmados em alianças do Mercosul, com países asiáticos e nas relações com os Estados Unidos. O governo também cumpriu a promessa com a realização dos leilões de energia e concessões de aeroportos, por exemplo.

A produção ouvirá especialistas para avaliar a atuação do governo neste início de gestão e como foi o apoio político e popular que recebeu com relação aos seus decretos e pautas enviadas ao Congresso.

Tragédias

Em destaque no Arquivo A - Retrospectiva - os fatos que deixaram os brasileiros atônitos: o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), que matou mais de 250 pessoas, o massacre da escola de Suzano, o incêndio na sede do Flamengo, que vitimou 10 adolescentes, o desabamento de prédios no Rio de Janeiro e Ceará, bem como o massacre de presos em Manaus e no Pará.

Desastres ambientais

O meio ambiente ganhou grande destaque este ano. Desde as queimadas na Amazônia até as manchas de óleo, que começaram no litoral do Nordeste e chegaram até ao norte do Rio de Janeiro.

Internacional

No mundo, a crise sociopolítica e econômica na Bolívia, na Venezuela e no Chile marcaram o ano. Muitos protestos populares nas ruas, que geraram vítimas, prisões e até a renúncia de Presidente. Nos Estados Unidos a crise política também ficou evidente, desde as polêmicas do presidente Donald Trump até o início de um processo de impeachment.

Futebol

Os destaques ficam por conta das conquistas do Flamengo, e os torneios de 2019: Copa América (realizada no Brasil) e a Copa do Mundo de Futebol Feminino, na França.

Igreja Católica

As viagens do Papa Francisco, em 2019, marcaram os acontecimentos católicos. Em sua visita ao Panamá, em janeiro, o religioso participou da Jornada Mundial da Juventude. Outros eventos importantes foram a realização do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica e a cobertura da Rede Aparecida na canonização de Irmã Dulce.

Falecimentos

O ano também foi marcado pela partida de pessoas de expressão no cenário jornalístico e artístico, como Ricardo Boechat e Gugu Liberato.

Arquivo A, quinta-feira, às 21h.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Código Personalizado

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Arquivo A

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.