Completando 15 anos de história, a TV Aparecida celebra com você muitas conquistas

Completando 15 anos de história, a TV Aparecida celebra com você  muitas conquistas

Por TV Aparecida Em Santa Receita Atualizada em 28 NOV 2019 - 11H17

Claudete Troiano visita Natal e mostra sua aventura em especial da TV Aparecida

Andrezza Leite/Divulgação TV
 Andrezza Leite/Divulgação TV


A equipe do Santa Receita, da TV Aparecida, preparou um programa especial para presentear seu público neste finalzinho de ano. Para a produção, que vai ao ar nesta sexta-feira (29), às 15h30, Claudete Troiano visitou Natal, no Rio Grande do Norte, em busca de curiosidades da cultura local. Culinária, artesanato e moda são pautas da atração, dirigida por Geisa Nogueira.

Entre os lugares pelos quais Claudete Troiano passou, auxiliada por guias turísticos, está o Vilarejo de Pipa e suas maravilhosas praias. Localizada em Tibau do Sul, a 85 km de Natal, a Praia da Pipa foi batizada assim por portugueses na época da colonização. “Pipa" é o nome dos barris de vinho ou azeite. Ao avistarem uma grande pedra na costa, eles perceberam a semelhança com os barris.

Artesanato

Claudete também visitou o Centro de Turismo de Natal, onde conheceu o trabalho das artesãs feito de palha, característica do estado. Localizado na Praia do Meio, no bairro Petrópolis, o prédio onde hoje funciona o Centro de Turismo de Natal já foi casa de veraneio, asilo, orfanato e cadeia. Nas instalações da antiga casa de detenção de Natal, 38 lojas oferecem aos visitantes uma série de produtos regionais.

Moda

A apresentadora ainda vai mostrar no programa um lindo desfile de moda, tendo como entrevistado Wallace Pinheiro, estilista. “Mistura Íntima” é uma marca potiguar de moda praia criada para agradar mulheres e homens exigentes, que prezam por qualidade e conforto. A nova coleção, "Ocean Collection", tem três inspirações: água, ar e terra. As estampas são inspiradas em elementos da natureza.

Curiosidade

Também na pauta do Santa Receita Especial, Claudete Troiano conheceu o Dr. Castanha, uma figura que apresenta aos turistas o maior cajueiro do mundo, plantado em em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira. A atração ainda vai mostrar todo o processo de transformação do caju em castanha de caju.

Culinária

Na praia da Redinha, a apresentadora conheceu o “Ginga com Tapioca”, prato potiguar que virou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte. Quem o apresenta à Claudete é Dona Ivanize Januário, filha dos criadores do prato, que são o Sr. Geraldo e a Sra. Dalila. Ginga com Tapioca é basicamente uma combinação da tapioca, feita da goma de mandioca e coco, com a ginga, um pequeno peixe frito em óleo com azeite de dendê, espetado e colocado como recheio da tapioca.

E o chef Alessandro Souza, do Resort Ocean Palace, vai ensinar a fazer um delicioso Camarão Potiguar. Assim como o tutu e o frango com quiabo estão para Minas Gerais e o churrasco com chimarrão para o Rio Grande do Sul, o camarão é a cara do Rio Grande do Norte, que produz mais de 15 toneladas de camarões ao ano, sendo responsável por quase 40% da produção nacional. Confira a receita!

Camarão potiguar

Ingredientes:

6 xícaras de chá de camarão

20 xícaras de chá de jerimum de leite

1 xícara de café de carne de charque

3 colheres de sopa de catupiry

3 colheres de sopa de cebolinha

1 colher de sopa de coentro

1 xícara de chá de cebola branca

¼ de xícara de chá de alho picado

¼ de colher de chá de pimenta branca

½ colher de chá de sal refinado

1 xícara de café de manteiga da terra

1 xícara de café de creme de leite

1 xícara de chá de queijo coalho

5 colheres de sopa de nata fresca

Preparo

Cozinhe o jerimum já descascado e deixe escorrer bem. Amasse, faça um purê acrescentando creme de leite, catupiry e um pouco de cebolinha. Reserve o purê. Refogue a cebola, o alho com a manteiga da terra, coloque os camarões, sal, pimenta e cebolinha. Deixe cozinhar por 5 minutos em fogo médio. Cozinhe a carne de charque, depois frite e, em seguida, triture. Em uma travessa, coloque o purê de jerimum, em seguida, uma camada do camarão e outra de jerimum. Finalize com o queijo coalho ralado e a carne de charque por cima. Sirva com arroz e a castanha.

Santa Receita, sexta-feira, às 15h30.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Santa Receita

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.