Por TV Aparecida Em Santa Receita Atualizada em 03 SET 2019 - 14H35

Santa Receita visita o Museu do Tango e a 'Plaza Independencia' no Uruguai

Diego Zalduondo/ Shutterstock
Diego Zalduondo/ Shutterstock
Vista da cidade de Montevidéu


Diário de bordo - Santa Receita no Uruguai - Primeiro dia

*Geísa Nogueira

Depois de um voo tranquilo de quase três horas, chegamos a Montevidéu, capital do Uruguai. Um dos menores da América do Sul, o país tem apenas 176 mil Km², uma área nove vezes menor que o estado do Amazonas.

Apesar do frio, já conhecemos um pouco da história e apreciamos lindas paisagens no caminho do aeroporto até o hotel. Nosso motorista, que nos conduziu durante as gravações, aproveitou os percursos para contar sobre a cidade e país.   

Produção Santa Receita
Produção Santa Receita
Claudete no Museu do Tango


E, como nosso tempo era muito curto, depois de uma pausa para o café já fomos para a
primeira gravação na cidade: o Museu do Tango.

O tango é um estilo que nasceu da mistura das tradições musicais de origem africana com os ritmos e instrumentos europeus. Ele foi criado no Vale do Rio da Prata, pelas classes populares de Buenos Aires e Montevidéu. Por isso existe essa rivalidade entre os países sobre a criação do estilo. Mas o tango é tão importante que foi tombado como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO, em setembro de 2009.

A canção “La Cumparsita”, composta por Gerardo Matos Rodríguez há 102 anos, é considerada “O tango dos tangos”. E em Montevidéu, essa obra é homenageada no Museu do Tango, que está localizado no Palácio Salvo, no local onde era a confeitaria “La Giralda”, onde foi tocada pela primeira vez o “La Cumparsita”. O museu é réplica fiel do que foi o café em 1900. No seu interior, existe uma memorável coletânea das versões de La Cumparsita e de outros grandes tangos.

Logo depois da nossa passagem pelo museu, fomos conhecer a 'Plaza Independencia', uma das praças mais famosas e mais visitadas da cidade. Ela é responsável por dividir o centro de Montevidéu e a cidade velha. Na praça se encontra a estátua do General Artigos, o herói nacional da independência. Umas das curiosidades do local é que no subsolo, embaixo da estátua, fica um mausoléu onde se encontram os restos mortais do General.

Acompanhe todos os dias até sexta-feira (6) os bastidores da viagem do Santa Receita no Uruguai e o Especial de Aniversário da TV Aparecida na sexta-feira (6), às 15h30.

*Geísa Nogueira é diretora do programa Santa Receita.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Santa Receita

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.