Diário de bordo - Santa Receita no Uruguai - Primeiro dia
*Geísa Nogueira
Depois de um voo tranquilo de quase três horas, chegamos a Montevidéu, capital do Uruguai. Um dos menores da América do Sul, o país tem apenas 176 mil Km², uma área nove vezes menor que o estado do Amazonas.
Apesar do frio, já conhecemos um pouco da história e apreciamos lindas paisagens no caminho do aeroporto até o hotel. Nosso motorista, que nos conduziu durante as gravações, aproveitou os percursos para contar sobre a cidade e país.
E, como nosso tempo era muito curto, depois de uma pausa para o café já fomos para a primeira gravação na cidade: o Museu do Tango.
Museu do TangomaisMuseu do Tangomenos Museu do TangomaisMuseu do Tangomenos Museu do TangomaisMuseu do Tangomenos Museu do TangomaisMuseu do Tangomenos Museu do TangomaisMuseu do Tangomenos Museu do TangomaisMuseu do Tangomenos Museu do TangomaisMuseu do Tangomenos
1/7
- Foto: Produção Santa Receita
- Foto: Produção Santa Receita
- Foto: Produção Santa Receita
- Foto: Produção Santa Receita
- Foto: Produção Santa Receita
- Foto: Produção Santa Receita
- Foto: Produção Santa Receita
O tango é um estilo que nasceu da mistura das tradições musicais de origem africana com os ritmos e instrumentos europeus. Ele foi criado no Vale do Rio da Prata, pelas classes populares de Buenos Aires e Montevidéu. Por isso existe essa rivalidade entre os países sobre a criação do estilo. Mas o tango é tão importante que foi tombado como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO, em setembro de 2009.
A canção “La Cumparsita”, composta por Gerardo Matos Rodríguez há 102 anos, é considerada “O tango dos tangos”. E em Montevidéu, essa obra é homenageada no Museu do Tango, que está localizado no Palácio Salvo, no local onde era a confeitaria “La Giralda”, onde foi tocada pela primeira vez o “La Cumparsita”. O museu é réplica fiel do que foi o café em 1900. No seu interior, existe uma memorável coletânea das versões de La Cumparsita e de outros grandes tangos.
Logo depois da nossa passagem pelo museu, fomos conhecer a 'Plaza Independencia', uma das praças mais famosas e mais visitadas da cidade. Ela é responsável por dividir o centro de Montevidéu e a cidade velha. Na praça se encontra a estátua do General Artigos, o herói nacional da independência. Umas das curiosidades do local é que no subsolo, embaixo da estátua, fica um mausoléu onde se encontram os restos mortais do General.
Acompanhe todos os dias até sexta-feira (6) os bastidores da viagem do Santa Receita no Uruguai e o Especial de Aniversário da TV Aparecida na sexta-feira (6), às 15h30.
*Geísa Nogueira é diretora do programa Santa Receita.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.