Completando 15 anos de história, a TV Aparecida celebra com você muitas conquistas

Completando 15 anos de história, a TV Aparecida celebra com você  muitas conquistas

Por TV Aparecida Em Santa Receita Atualizada em 05 SET 2019 - 09H08

Lindos passeios e comida boa no 2º Dia do Diário de Bordo no Uruguai

Veja as fotos da viagem internacional de Claudete Troiano e equipe do Santa Receita

Produção Santa Receita
Produção Santa Receita
Letreiro em Montevidéu


Diário de Bordo Uruguai - Segundo dia

*Geísa Nogueira

O segundo dia de viagem começou logo cedo, no comecinho da manhã, e acompanhado de muito frio. A temperatura estava próxima aos 12ºC, mas o vento nos dava uma sensação térmica ainda mais baixa.

Mesmo assim, nossa equipe acordou animada para conhecer o Parque Rodó, um dos parques mais famosos de Montevidéu. O Rodó fica localizado em uma área nobre da cidade, e, além das belezas naturais do parque, podemos observar um lindo lago, onde é possível fazer passeios com charmosos pedalinhos, e ver um pequeno castelo que abriga hoje uma biblioteca infantil e exposições de arteUma curiosidade é que, diferente do Brasil, o Parque Rodó não é fechado durante a noite. Algumas ruas cruzam o parque, que segue adiante, em várias direções da cidade.

Depois disso, seguimos ao letreiro de Montevidéu, um dos pontos turísticos mais disputados da cidade. Para tirar uma foto pode levar horas e o fotógrafo precisa ser rápido e caprichar no ângulo para garantir uma boa pose.

As letras foram instaladas em março de 2012, devido a um evento político, mas, como a aceitação foi muito grande, elas foram reformadas e inauguradas de forma definitiva em 2014. A cor original do letreiro é branca, mas em datas comemorativas as letras ganham cores diferentes.

A caminho da próxima parada, pudemos observar e percorrer a Rambla de Montevidéu - a avenida litorânea que fica às margens do Rio da Prata - , um dos principais símbolos da capital. O rio possui mais de 200 km de largura e, apesar da aparência de mar, a água da Prata é doce e é uma grande atração do verão uruguaio.

Existem outras "ramblas" na cidade e cada uma possui um nome próprio, mas no geral elas são conhecidas pelo nome do bairro que se encontram, como por exemplo, Rambla de Pocitos.

O passeio é muito agradável e destino certo da população local e turistas, seja durante o dia ou à noite. Vimos muitas pessoas nas calçadas e ruas fazendo passeios ou praticando atividades físicas. Uma boa opção para quem deseja conhecer as ramblas são os patinetes elétricos que, além de serem disponibilizados de forma gratuita, ainda diminuem a poluição do ar.

Produção Santa Receita
Produção Santa Receita
Mercado


Depois das lindas paisagens, chegamos ao mercado
Del Puerto, que foi construído em 1868 e fica localizado na cidade velha. Ele é considerado um importante centro gastronômico da cidade e o grande destaque é a parrilada, um prato típico com várias carnes, embutidos e miúdos, assadas numa churrasqueira à base de lenha.

A população uruguaia é grande admiradora do churrasco, a criação de gado é tão forte no país que “conta com mais vacas do que gente”. Ou seja, são mais de 3 milhões de habitantes contra mais de 11 milhões de bovinos criados ao ar livre. As condições naturais e a geografia local ajudam as carnes a serem mais macias. Os uruguaios são considerados o povo que mais consome carne bovina no mundo: 61 kg por pessoa ao ano.

Já no mercado, fomos recebidos pela simpática Veronica Gonzales, proprietária da tradicional Cabanã Veronia, onde conhecemos os diversos tipos de carnes, como elas são servidas no país. Fomos apresentados ao Medio y Medio, uma bebida típica do Uruguai, uma mistura de vinho branco com espumante. Ela é servida acompanhada das deliciosas carnes de Montevidéu.

*Dica: Bem em frente ao mercado Del Puerto, fica a sede do Ministério do Turismo do Uruguai e nós fomos até lá conversar com o vice-ministro Benjamín Liberoff. Ele nos contou como os brasileiros são bem-vindos em todo o país, e dos descontos que são oferecidos aos turistas na época da baixa temporada, os meses de inverno. Então fica ligadinho no Santa Receita, desta sexta-feira (6) para saber todos os descontos e, quem sabe, se programar para conhecer esse lindo país.

De lá fomos para a nossa última parado do dia, o famoso estádio Centenário, construído para ser a sede da final da primeira copa do mundo em 1930. O primeiro mundial da FIFA consagrou a seleção uruguaia como a 1ª campeã do torneio. O estádio centenário foi tombado em 1982 como monumento histórico do futebol.

Em 1975, foi inaugurado dentro do estádio o Museu do Futebol, que é o primeiro do gênero no mundo. O museu é uma verdadeira enciclopédia do futebol, não só uruguaio, mas mundial. Existe muito material em registros fotográficos e objetos sobre a história do esporte. O Brasil é muito bem representado, não só pela nossa seleção canarinho como diversos times brasileiros.

Ufa, foi um dia e tanto! Nossa equipe caprichou nos registros e voltamos para o hotel para descansar, pois no próximo dia vamos conhecer a encantadora cidade de Punta Del Leste.

*Geísa Nogueira é diretora do programa Santa Receita.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Santa Receita

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.