O dia da Festa da Padroeira se aproxima e muitos devotos já se preparam para as celebrações no Santuário Nacional de Aparecida. Para quem irá acompanhar de casa, pela TV Aparecida, a novidade neste ano é o recurso de audiodescrição, que será oferecido pela emissora nas transmissões das missas das 9h e das 12h.
Esse serviço de acessibilidade já é oferecido pelo canal de Nossa Senhora em diversos programas, como o Aparecida Sertaneja, Terço de Aparecida, Luar do Sertão e Terra da Padroeira.
"A audiodescrição é um recurso que traduz a linguagem visual para a linguagem verbal. Ou seja, a gente aqui faz a descrição de todas as imagens e isso traz uma possibilidade não só para os cegos, mas para pessoas com baixa visão, para os idosos, pessoas com dislexia, analfabetos. Enfim, em um primeiro momento, a audiodescrição foi criada para resolver o problema das pessoas que não enxergam, mas está evoluindo e se ampliando cada vez mais", afirma Marluce Botelho, que é audiodescritora da TV Aparecida.
Nas missas transmitidas ao vivo, a audiodescrição consiste nas seguintes descrições: figurino e ações dos celebrantes, nos devotos e participantes da missa; em elementos arquitetônicos e artísticos do Santuário Nacional; nas ações que fazem parte do rito litúrgico; nas tarjas importantes que aparecem na tela; e em elementos visuais importantes para o acompanhamento da missa por devotos que acompanham as transmissões direto da Casa da Mãe.
Desafios da Igreja: Reveja episódios da série jornalística da TV Aparecida
Na próxima quinta, 26/6, a TV Aparecida exibe a edição “Marajó: Arquipélago das Desigualdades”
"Expedições ao Sagrado" conhece a Igreja mais antiga de Paris
Arraiá do Frank Aguiar é destaque no "Aqui Tem Nordeste"
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.