Por Victor Hugo Barros Em Revista de Aparecida Atualizada em 03 MAI 2024 - 09H00

A construção da Nave Sul da Basílica de Aparecida

Nave possui particularidades históricas, registradas na construção do Santuário Nacional

Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Em 1971 teve início a construção da Nave Sul. Na fotografia é possível ver as fundações do local


Iniciada em 1955, a construção da Basílica Nova foi realizada em diversas etapas. Pensada antes da realização do Concílio Vaticano II, a obra sofreu posteriores adaptações, a fim de adequar o projeto original às orientações conciliares. Um dos principais exemplos desta adequação é a Nave Sul do templo.

Em 1971, se iniciaram os trabalhos para a edificação desta Nave, a segunda a ser construída. Decidiu-se então que, nela, seriam adicionados mais dois lances de colunas do que o previsto no projeto original. A mudança foi realizada para inserir ali o Trono que abriga a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que, no projeto pré-conciliar, ficaria localizado abaixo da Cúpula, onde hoje se encontra o Altar Central. Esta alteração adicionou 16 metros à Nave Sul, transformando-a na mais longa das demais naves da Basílica até os dias de hoje.

Além da adição, optou-se por não realizar a abside — parede com teto abobadado — proposta originalmente, mas sim uma fachada como a realizada na Nave Norte. A escolha permitiu que a Nave Sul mantivesse as mesmas características arquitetônicas das demais naves da Basílica.

Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Andamento das obras da Nave Sul em setembro de 1972


Em outubro de 1974, a obra foi finalizada e logo começou a ser utilizada pelos romeiros. Em 1982, após a finalização da alvenaria da Basílica, ela recebeu definitivamente a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Nos anos 2000, com o início do revestimento artístico-arquitetônico do Santuário Nacional, a Nave Sul recebeu novos pisos; um novo retábulo para a Imagem de Nossa Senhora, em 2004; suas paredes internas foram revestidas com tijolinhos e painéis que contam a infância de Jesus, em 2006. Em 2011, foi instalado um grande vitral de 350 m² composto por seis tons de azul misturados do alto a baixo, tendo em seu centro uma rosácea de vários tons de azul-claro.

Finalmente, em 2022, foram iniciados os trabalhos da primeira fase do revestimento da Fachada Sul, com mosaicos que retratam cenas bíblicas. Em 2023, a segunda fase do projeto contemplou a reestruturação da Colunata, que junto à Fachada Sul, insere o peregrino na contemplação da vida de Jesus.

remove_red_eye A Entrega da Fachada Sul será exclusivamente transmitida neste sábado (11), às 19h, na TV Aparecida. Convidamos você e sua família a se reunirem em casa, para acompanharem este lindo momento em agradecimento ao seu 'SIM' renovado todos os meses para que possamos completar essa Jornada Bíblica. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...