Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida

A piedade popular e a adoração eucarística

Thiago Leon
Thiago Leon
"A Igreja vive de Jesus eucarístico, por Ele é nutrida, por Ele é iluminada" - São João Paulo II

A vida espiritual da Igreja não se esgota na liturgia. Existem vários outros modos de alimentar a vida de fé, que encontram na celebração eucarística o seu ápice. Entre esses modos encontra-se o gesto da adoração ao Santíssimo Sacramento. Sabemos que Cristo se faz presente na liturgia de muitos modos e sobretudo no pão e vinho consagrados, alimentos que renovam as energias dos membros da Igreja.

Desse modo, em sua tradição a Igreja ensinou que, além de recebermos o corpo e sangue do Senhor, podemos dedicar algum tempo para adorar e contemplar sua presença nas espécies consagradas. Aqui cabe-nos ressaltar que a primeira tarefa da eucaristia é aquela de alimentar toda a comunidade cristã, para que essa possa sempre realizar sua missão no mundo, isto é, ser presença de Cristo na continuação da sua ação missionária de anunciar a Boa Nova libertadora.

Como não podemos testemunhar o evangelho sem uma vida intensa de oração, os momentos que reservamos para a adoração do Santíssimo Sacramento, quando bem experienciados, nos ajudam a compreender que a partir desse gesto somos exortados a anunciar a vida plena, que brota do Cristo, pão vivo descido do céu. Alimento que nos conduz, de esperança em esperança, à vida eterna.

A adoração eucarística, como um dos mais belos gestos da piedade popular, nos inspira a sermos uma Igreja em saída, viva e sinodal. A qual não fecha seus olhos para as necessidades do próximo, mas divide as alegrias e tristezas de seus filhos e filhas, a fim de que todos encontrem em Cristo a verdadeira vida, que se dá a partir do pão que se reparte em favor de todos, no altar da vida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...