Revista de Aparecida

Seja bem-vindo, querido Dom Mário Antonio da Silva

Linkedin

Escrito por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

30 ABR 2026 - 07H00

Thiago Leon

Conhecido por sua dedicação pastoral, simplicidade, acolhimento e compromisso com os mais necessitados, Dom Mário Antonio da Silva é o novo Arcebispo de Aparecida (SP)

Filho de Francisco Lucídio da Silva e Maria Célia de Souza e Silva, Dom Mário nasceu em Itararé (SP), no dia 17 de outubro de 1966. Paulista de nascimento, seu coração sempre foi paranaense, onde seus pais residem até hoje. Viveu seus primeiros anos no distrito de Reianópolis, no município de Sengés, no estado do Paraná.

Primeiros passos na formação presbiteral

Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, na diocese de Jacarezinho (PR), em fevereiro de 1982, com 15 anos de idade. Estudou filosofia e teologia no Seminário Maior Divino Mestre, também em Jacarezinho (1985-1991). É Mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Academia Alfonsiana, em Roma, dirigida pela Congregação do Santíssimo Redentor, onde estudou no período de 1996 até 1998.

Foi ordenado diácono em 2 de fevereiro de 1991 e, em 21 de dezembro do mesmo ano, ordenado presbítero e incardinado no clero da Diocese de Jacarezinho. Trabalhou quase 20 anos na sua diocese de origem, onde atuou com muito destaque e grande desenvoltura antes de se tornar bispo.

Vida pastoral e serviço ao Povo de Deus

Logo após a ordenação presbiteral, trabalhou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, como Diretor Espiritual (1992-1993) e Reitor (1994-1996). Foi Coordenador da Pastoral Vocacional (1993-1996), Professor de Teologia Moral (1999-2009) e Diretor Espiritual do Seminário Maior Divino Mestre (1999-2006). Foi Chanceler da diocese e Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de dezembro de 2006 até julho de 2010.

De 2013 a 2015, atuou como professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES), em Manaus (AM). Sua atuação pastoral sempre foi marcada pelo especial cuidado com a formação dos seminaristas, pelo carinho para com os pobres e pela proximidade com o povo.

Ministério episcopal e trajetória missionária

No dia 09 de junho de 2010 foi nomeado bispo titular de Arena e auxiliar de Manaus. Seu lema episcopal lembra que “Testemunhar e servir” fazem parte da missão primordial de todo cristão. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 20 de agosto do mesmo ano, na Catedral de Jacarezinho. A missa de acolhida na Arquidiocese de Manaus aconteceu no dia 12 de setembro de 2010, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.

No dia 22 de junho de 2016 foinomeado pelo Papa Francisco como o sexto bispo de Roraima. Sua posse aconteceu em 18 de setembro. Em 23 de fevereiro de 2022 foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Cuiabá (MT), onde tomou posse em 1º de maio de 2022, na Catedral Basílica Senhor Bom Jesus.

Exerceu por 6 meses, em 2023, seu ministério em Primavera do Leste-Paranatinga (MT), sendo Administrador Apostólico daquela Diocese. Em 2 de março de 2026 foi nomeado pelo Papa Leão XIV como sexto Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Aparecida, que o acolhe com imensa alegria! Sua posse canônica está confirmada para o dia 2 de maio.

A caridade de Cristo nos impulsiona

Ocupou várias funções na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Em 2015, foi eleito presidente do Regional Norte 1 da CNBB, que compreende o estado de Roraima e do Amazonas, por quatro anos. Também foi referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética. Em 6 de maio de 2019 foi eleito segundo vice-presidente da entidade para o quadriênio 2019-2023. Em 2020, foi eleito presidente da Cáritas Brasileira. Depois foi reeleito para um segundo mandato, até 2027.

A Família dos Devotos alegra-se imensamente com a nomeação de Dom Mário Antonio da Silva. O Santuário Nacional de Aparecida e os Missionários Redentoristas desejamos a ele abundantes bênçãos de Deus. Seja bem-vindo, querido Dom Mário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail