Dia 26 de Janeiro de 2019


Vigília com o Papa Francisco
Vigília com o Papa Francisco

Neste sábado (26), às 18h (21h no horário de Brasília), o Papa Francisco rezou a Vigília com os Jovens da JMJ.

Um dos momentos mais esperados pelos participantes Jornada Mundial da Juventude, onde o Santo Padre faz um discurso muito marcante, relacionado ao tema da Jornada.

A Vigília foi transmitida pela TV Aparecida e outras emissoras católicas do Brasil e do mundo.

#JMnaJornada

Papa Francisco: Passos para ser um Digital Influencer
Papa Francisco: Passos para ser um Digital Influencer

O Papa Francisco se encontrou mais uma vez com a juventude católica de todo o mundo no final da tarde deste sábado (26), na Cidade do Panamá, durante a Vigília da JMJ 2019.

Durante sua fala, o Santo Padre destacou que Maria não foi nenhuma “digital influencer” e que, mesmo sem buscar aparecer, se tornou “a mulher que maior influência teve na história”, e acrescentou:

“Maria, a influencer de Deus. Com poucas palavras, soube dizer «sim», confiando no amor e nas promessas de Deus, única força capaz de fazer novas todas as coisas ... Maria não comprou seguro de vida, ela se entregou, e, por isso, foi influencer.

Francisco continuou dizendo que responder sim a Deus é ter coragem de abraçar a vida como ela vem. E explicou que mesmo os mais fracos são dignos de amor.

“Porventura alguém, pelo fato de ser estrangeiro, ter errado, encontrar-se doente ou numa prisão, não é digno de amor? Assim fez Jesus: abraçou o leproso, o cego e o paralítico, abraçou o fariseu e o pecador. Abraçou o ladrão na cruz, abraçou e perdoou até àqueles que O estavam a crucificar. Porquê? Porque, só o que se ama, pode ser salvo”.

E disse:

PRIMEIRO PASSO: “ NÃO TER MEDO DE RECEBER A VIDA COMO ELA VEM. NÃO TER MEDO DE ABRAÇAR A VIDA!”

Fazendo referência aos testemunhos dados durante o musical apresentado no início da Vigília, o Papa disse que os quatro “sim” que deixam a vida de um jovem sem raízes são: não ter trabalho, não ter educação, não ter comunidade e não ter família”.

“Sem educação, é difícil sonhar o futuro; sem trabalho, é muito difícil sonhar o futuro; sem família nem comunidade, é quase impossível sonhar o futuro. Porque sonhar o futuro é aprender a responder, não só por que vivo, mas também para quem vivo, por quem vale a pena gastar a vida”.

O Papa ainda afirmou que a cultura do abandono e a falta de consideração fazem com que muitos jovens não creiam que Deus existe. “Como hão de pensar que Deus existe se, para seus irmãos, há muitos que deixaram de existir?”.

O Santo Padre também destacou que “não basta estar todo o dia conectado para se sentir reconhecido ou amado”. E acrescentou:

SEGUNDO PASSO: “DAR-LHES RAÍZES A QUE POSSAM AGARRAREM-SE PARA CHEGAREM AO CÉU”

“Ser um influencer no século XXI significa ser guardião das raízes, guardião de tudo aquilo que impede a nossa vida de tornar-se «gasosa», evaporando-se no nada. Sejam guardiões de tudo o que permite sentir-nos parte uns dos outros, pertencer-nos mutuamente”, alertou.

“Quereis ser influencers no estilo de Maria, que teve a coragem de dizer «faça-se em Mim»? Só o amor nos torna mais humanos, mais plenificados, o resto não passa de placebo. Bom, mas vazio.”

"Não tenhais medo de Lhe dizer que vós também quereis fazer parte da sua história de amor no mundo, que estão aqui para fazer mais!", concluiu.

- Confira a programação completa da JMJ 2019

Missa da consagração do altar da Catedral de Santa Maria La Antígua
Missa da consagração do altar da Catedral de Santa Maria La Antígua

A partir das 12h (horário de Brasília) deste sábado (26), com transmissão pela TV Aparecida, o Papa Francisco presidiu a celebração em que foi consagrado o altar da Catedral Basílica de Santa Maria La Antigua.

Trata-se de um rito cheio de significado, onde as relíquias de três santos latino-americanos foram colocadas: Santa Rosa de Lima, San Arnulfo Romero e San Martin de Porres. Junto deles, também foi colocada a relíquia de um santo polonês muito especial para os jovens, São João Paulo II.

A catedral está localizada na Cidade Velha do Panamá e é a sede episcopal da Arquidiocese.

Em 1608 teve início o trabalho de construção deste monumento colonial, culminando em 1716. Entretanto, a consagração não havia sido feita até 1796. Em 2014, atendendo a um pedido da Conferência Episcopal do Panamá, a Congregação para o Culto Divino e a "Disciplina dos Sacramentos", foi conferido à catedral o posto de Basílica Menor.

A imagem original de Santa María la Antigua é proveniente da Catedral de Sevilha, na Espanha, e foi trazida pelos colonizadores espanhóis em 1510. Santa Maria La Antigua, padroeira da República do Panamá desde 2001, é celebrada todos os anos no dia 9 de setembro.

Com esta cerimônia, o Panamá terá a primeira catedral da América cujo altar será consagrado por um pontífice.

- Confira a programação completa da JMJ 2019

    Boleto

    Reportar erro!

    Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

    Por Redação, em Notícias

    Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.