Por Jovens de Maria Em Fala ComPadre Atualizada em 27 NOV 2017 - 09H32

É pecado dormir com minha namorada?

Hoje Pe. Marcelo Magalhães responde uma série de perguntas que falam sobre relacionamento, amizades, jogos de guerra, entre outros assuntos que vocês nos perguntaram por aqui. Se liga nas respostas do Fala ComPadre e não se esqueça de deixar sua pergunta!

- Padre, encobrir o pecado de alguém é pecado?

Encobrir o pecado de alguém é omissão. Não devemos ter esse tipo de conduta, não devemos fazer isso em nossa vida. E como jovem de Maria, omitir o pecado de alguém é pecar. Por isso, aconselhe a essa pessoa a se confessar e a se libertar desse pecado. Cuidado e não caia nessa não!

- Como saber se sou uma pessoa escolhida por Deus para realizar seus projetos?

Você foi chamado à vida, toda a pessoa humana chamada à vida é escolhida por Deus. Então, é a maior resposta: se Deus te chama à vida é porque Ele te escolhe! Agora, se você está falando da sua escolha vocacional, aí é a sua resposta pessoal a Deus. É preciso saber qual o chamado você quer responder. À vida todos nós somos chamados. E que você possa responder sim ao projeto de Deus e a sua vida.

- Padre, é pecado dormir junto com a minha namorada? Vivemos a castidade e pretendemos nos casar no futuro.

Namoro é uma preparação então eu não aconselho você a dormir com sua namorada, justamente porque você está buscando a castidade. Dormir com alguém pode provocar a perda da castidade. Por isso, eu aconselho a você a não fazer isso. Fique ligado e conduza o seu namoro para o casamento.

- Padre, como devemos agir quando temos amigos que são homossexuais? Devo desprezá-los como amigo? E quando saio com eles, isso é considerado pecado?

Desprezar qualquer pessoa é sim pecado. Não é a orientação sexual que vai definir o meu desprezo ou não. Desprezar não é coisa de Deus, nem de cristão. Outro ponto é que sair com uma pessoa não deve imprimir em você as atitudes dela. É isso que o padre aconselha.

- Padre, jogar jogos de tiro, guerra, é pecado?

Jogar jogos de tiros, de guerra, não é pecado. Pecado é quando você deixa tudo o que você está jogando no mundo virtual ser imprimido na sua vida real. O que acontece é que a gente acaba sendo violento com nossos pais, com nossos irmãos e com nossos colegas. Isso sim é pecado. Cuidado pra não imprimir o virtual na sua vida real.

- Padre, pra que servem as mortificações? E até que ponto elas agradam a Deus?

As mortificações são experiências vividas por nós para nos aproximarmos de Deus, pela abstinência, pela penitência, pelo jejum. Para que elas servem? É para nos aproximar mais do mistério de Deus, para nos colocarmos mais em conjunto com a vida e com o projeto de Jesus aqui nesse mundo. Elas nos colocam numa dimensão espiritual maior. Então serve para nos elevar em espírito e para controlar os nossos desejos que, às vezes, querem falar mais em nós. É uma prática espiritual muito bonita. E se elas nos aproximam de Deus, com certeza, isso deve agradar a Deus.

- Padre, é pecado assistir novelas?

O que mais nos preocupa é o conteúdo que certas novelas, filmes e seriados têm. Isso tudo, muitas vezes, afeta nossa vida profundamente. Nossas atitudes, nosso jeito de ver a vida, de lidar com as pessoas. Certos conteúdos, muitas vezes, vão nos fazer ter condutas erradas. É isso que mais nos preocupa. E muitas vezes as novelas não trazem conteúdos bons. Por isso, eu aconselho a você a cuidar mais do seu futuro, a cuidar mais de coisas que vão te fazer evoluir. É melhor e tenho certeza de que você não vai se arrepender. Gaste seu tempo com coisas que vão te edificar.

- Padre, é pecado mentir algo para o bem do outro?

Mentir é pecado. E não tem como mentir para o bem do outro. Mentiras só vão trazer mais mentiras. A verdade é o melhor caminho e a melhor opção. E, como jovem de Maria, eu aconselho a você a sempre dizer a verdade. Por isso, pratique a verdade em sua vida e não caia em mentiras não.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Fala ComPadre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.