Notícias

Entenda o significado da Festa da Misericórdia

Padre explica também o que é a Oitava de Páscoa.

Escrito por Rádio Aparecida

18 ABR 2020 - 07H00 (Atualizada em 23 ABR 2022 - 06H46)

A Igreja celebra, no 2º Domingo de Páscoa, a Festa da Misericórdia. No quadro ‘Religião também se aprende’, da Rádio Aparecida, padre Fernando Sampaio explica que a data foi instituída por São João Paulo II no ano 2000.

Esclarecendo a dúvida do ouvinte da cidade de Campos de Cunha (SP), Edson Henrique, o padre explica que a festa é celebrada no 2º Domingo da Páscoa através das experiências místicas de Santa Faustina Kowalska, propagando-se posteriormente pelo mundo inteiro.

Padre Fernando também explica o significado da Oitava de Páscoa e como esse tempo deve ser vivido pelos católicos.

Ouça agora, ou se preferir, leia toda a explicação do sacerdote:

Leia a explicação do Padre Fernando Sampaio sobre a Oitava de Páscoa e o Domingo da Misericórdia:

shutterstock
shutterstock


No
Domingo da Ressurreição começam os cinquenta dias que terminam com a Solenidade de Pentecostes. A Oitava de Páscoa é a primeira semana desses cinquenta dias. É como se o dia da Páscoa fosse um só dia, prolongado nessa semana em oito dias.

Todo o Tempo Pascal, nos cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e até o Domingo de Pentecostes são celebrados com alegria e júbilo, como um único dia festivo, como um grande domingo.

No Domingo da Oitava da Páscoa, ou seja, o 2º domingo, celebramos também o Domingo da Divina Misericórdia. Foi São João Paulo II que deu esse nome, quando canonizou sua compatriota Madre Faustina.

O então Papa João Paulo II havia anunciado durante a canonização da polonesa Irmã Faustina que em todo o mundo o 2º Domingo da Páscoa receberia o nome de Domingo da Misericórdia. Este é um convite perene para um mundo cristão enfrentar com confiança, na benevolência divina, as dificuldades e as provas que esperam o gênero humano dos anos que virão.

Santa Faustina, que é conhecida como a mensageira da Divina Misericórdia, recebeu revelações místicas nas quais Jesus revelou seu coração, a fonte de misericórdia, e expressou Seu desejo que fosse estabelecido esta festa.

Onde se manifesta a Misericórdia de Deus?

A misericórdia Divina de Deus se manifesta em Jesus. Ele que morre na cruz por nós, Jesus que mostra as chagas da crucifixão para nós abre seus braços, sopra o Espírito Santo e dá a missão para a Igreja de perdoa, reconciliar.

No Evangelho desse domingo, Jesus nos diz “A quem perdoares seus pecados, eles serão perdoados. A quem os retiveres, eles serão retidos”. Jesus é a misericórdia de Deus encarnada. Nele temos a Redenção. Nele temos a salvação e Jesus convida a Igreja a ser este sacramento da misericórdia para o mundo.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Que Deus, Nosso Senhor, nos abençoe! Que olhando para Jesus possamos aprender com o coração a amar, como Ele amou, a viver como Ele viveu, a sentir como Ele sentiu e, sobretudo, a sermos misericordiosos assim como Ele usou de misericórdia para conosco. Confiemos na misericórdia do Senhor, abramos nosso coração e façamos nossa parte.

:: Ouça mais explicações do quadro Religião Também se Aprende

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.