Notícias

Rede Aparecida de Rádio realiza cobertura do 5º Congresso Missionário Nacional

Evento é destaque em boletins e entrevistas durante a programação

Escrito por Elisangela Cavalheiro

11 NOV 2023 - 13H26 (Atualizada em 11 NOV 2023 - 18H12)

Reprodução

Com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema “Corações ardentes, pés a caminho”, o 5º Congresso Missionário Nacional 2023 reúne em Manaus (AM) cerca de 1.200 padres, religiosas, leigos e bispos dos 19 regionais da CNBB do Brasil até o próximo dia 15 de novembro.

O jornalismo da Rede Aparecida de Rádio está presente durante todo o evento mostrando os debates, as reflexões e as conclusões dos participantes. A cobertura ocorre simultaneamente nas rádios que formam a Rede, Rádio Aparecida, Rádio Pop e também em parceria com a Signis Brasil.

Leia MaisEmissora da Rede Aparecida de Rádio celebra aniversário com aumento de potênciaA repórter Rafaela Oliveira traz todos os detalhes em boletins e entrevistas em diversos momentos da programação, além da produção de reportagens inéditas que serão veiculadas em outras datas.

Entre os entrevistados, a repórter conversou com a irmã Rosana Marchetti, que ajudou a organizar o evento juntamente com os demais organismos envolvidos e trouxe detalhes de toda a preparação. Segundo a religiosa, tudo começou há um ano e exigiu grandes esforços para articular toda a estrutura necessária para o êxito do congresso.

"Nós começamos um ano atrás a organizar este congresso. Eu e o padre Geraldo, que é o coordenador de pastoral, primeiro tentamos entender qual era a dinâmica do Congresso. A segunda etapa foi envolver as equipes que estão aqui presentes em Manaus para poder articular tudo o que precisava para a organização, a infraestrutura, todas as equipes, liturgia, limpeza, etc. E depois, nós começamos a reunir com eles para poder, aos poucos preparar, segundo as orientações das POM, este congresso. Então foi um trabalho muito grande, foi um processo. Também nós organizamos um pré-congresso em nível de setores, onde apresentamos as temáticas para que toda a arquidiocese ficasse sensibilizada com as reflexões do congresso e sentisse um pouco quanto era importante este evento para a Igreja do Brasil", assinalou.


Irmã Rosana Marchetti, missionária da Imaculada. Coordenadora de Pastoral de Manaus


Irmã Rosana também comentou como ocorrem alguns dos momentos que são realizados em nível de setor, na arquidiocese, e em nível de paróquia.

"Os bispos irão nos setores fazer uma catequese com o povo em geral [em um dos dias do evento]. Então, esse vai ser um momento muito importante para cada setor, para toda a arquidiocese. E depois, domingo, vai ter a Romaria dos Mártires da Amazônia e em seguida uma grande celebração na Arena dos Povos da Amazônia. São momentos importantes que envolvem toda a arquidiocese". 

Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB, falou com exclusividade com a reportagem e disse o que deve representar para a Igreja as discussões e reflexões levantadas no Congresso.

"A Igreja é missão, e a missão está no coração da Igreja, por assim dizer. E nesse sentido nós devemos e podemos recordar que Jesus é o primeiro missionário, o enviado do Pai. Mas ao mesmo tempo não podemos esquecer o próprio mandato apostólico 'ide por todo mundo, pregai, anunciai, testemunhai'. O Congresso aqui em Manaus é uma oportunidade, eu diria assim, para renovar o ânimo, para talvez reaquecer o coração, porque quando o coração arde, os pés ganham asas. E certamente há uma multidão nas nossas praças, vilas, ruas, favelas. Enfim, nas diversas realidades que anseiam por uma palavra de fé, uma palavra de esperança, uma palavra de solidariedade. Em outras palavras, testemunhos e anunciadores do Evangelho da vida", frisou o presidente.

Confira o boletim ao vivo direto de Manaus e a entrevista de Dom Jaime ao N30 segunda edição, a partir de 18 minutos:

Acompanhe até dia 15, a cobertura na programação da Rádio Aparecida e Rádio Pop no site e nas redes sociais.

Deixe seu comentário sobre o que significa para você ser missionário e missionária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...