No dia em que a Igreja celebra a Imaculada Conceição, 8 de dezembro, queremos recomendar um filme que revisita uma das mais marcantes aparições de nossa Santíssima Mãe.
Esta produção de 2020, dirigida por Marco Pontecorvo roteirizada por ele mesmo e Valerio D'Annunzio, está disponível no catálogo de alguns streamings. O filme é inspirado no livro "Memórias da Irmã Lúcia”, que foi uma das crianças pastorinhas.
O longa-metragem narra os eventos extraordinários das aparições de Nossa Senhora a três crianças em Fátima, Portugal, em 1917. A história acompanha Lucia, Jacinta e Francisco, três jovens pastores que testemunham a aparição da Virgem Maria e recebem mensagens de conversão e penitência pela salvação das almas e pela paz no mundo.
A obra também mostra que houve uma grande dose de descrença e questionamento por parte de muitas pessoas em relação ao que os pastores relatavam sobre as aparições. Para provar que os meninos falavam a verdade, durante a sexta e última aparição, Nossa Senhora fez o Sol girar no céu, acompanhado por uma profusão de luzes multicoloridas, o que posteriormente ficou conhecido como o Milagre do Sol. Estima-se que mais de 50 mil pessoas presenciaram esta última aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria.
Somos convidados a contemplar a jornada dos videntes em sua vida no campo, suas famílias, o contexto histórico que estavam vivendo, pois a narrativa busca relatar com precisão os eventos. Além disso, refletimos e nos conectamos com os pequenos pastores escolhidos por Nossa Senhora para enviar sua mensagem ao mundo.

Uma mensagem sempre atual
As palavras e mensagens de Nossa Mãe aos pastores de Fátima também estão dirigidas a nós, seus filhos, que peregrinamos neste mundo nos tempos atuais. Hoje, diante do mal, da violência e do desamor, somos convocados por Maria a rezar com insistência e confiança a oração do Terço como remédio para vencer o mal e reparar a ingratidão do pecado. Ela mesma se apresentou aos pastorinhos como “Senhora do Rosário”. Maria também lhes apresentou a devoção reparadora ao seu Imaculado Coração como nos conta Lúcia:
“Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vês de me consolar e dize que todos aqueles que, durante cinco meses, no primeiro sábado, confessarem-se, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço, e me fizerem quinze minutos de companhia, meditando nos quinze mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar, eu prometo assistir-lhes, na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas".
São muitos os tesouros trazidos por nossa querida Mãe na mensagem de Fátima. Assistir ao filme pode nos ajudar a contemplar com gratidão o seu Imaculado Coração. Que através da experiência dos pastorinhos, nós também possamos nos aprofundar em nossa devoção e crescer no amor à Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima.
+ Sugestão de filme para ver no Natal: As Crônicas de Nárnia
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.