No dia em que a Igreja celebra a Imaculada Conceição, 8 de dezembro, queremos recomendar um filme que revisita uma das mais marcantes aparições de nossa Santíssima Mãe.
Esta produção de 2020, dirigida por Marco Pontecorvo roteirizada por ele mesmo e Valerio D'Annunzio, está disponível no catálogo de alguns streamings. O filme é inspirado no livro "Memórias da Irmã Lúcia”, que foi uma das crianças pastorinhas.
O longa-metragem narra os eventos extraordinários das aparições de Nossa Senhora a três crianças em Fátima, Portugal, em 1917. A história acompanha Lucia, Jacinta e Francisco, três jovens pastores que testemunham a aparição da Virgem Maria e recebem mensagens de conversão e penitência pela salvação das almas e pela paz no mundo.
A obra também mostra que houve uma grande dose de descrença e questionamento por parte de muitas pessoas em relação ao que os pastores relatavam sobre as aparições. Para provar que os meninos falavam a verdade, durante a sexta e última aparição, Nossa Senhora fez o Sol girar no céu, acompanhado por uma profusão de luzes multicoloridas, o que posteriormente ficou conhecido como o Milagre do Sol. Estima-se que mais de 50 mil pessoas presenciaram esta última aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria.
Somos convidados a contemplar a jornada dos videntes em sua vida no campo, suas famílias, o contexto histórico que estavam vivendo, pois a narrativa busca relatar com precisão os eventos. Além disso, refletimos e nos conectamos com os pequenos pastores escolhidos por Nossa Senhora para enviar sua mensagem ao mundo.

Uma mensagem sempre atual
As palavras e mensagens de Nossa Mãe aos pastores de Fátima também estão dirigidas a nós, seus filhos, que peregrinamos neste mundo nos tempos atuais. Hoje, diante do mal, da violência e do desamor, somos convocados por Maria a rezar com insistência e confiança a oração do Terço como remédio para vencer o mal e reparar a ingratidão do pecado. Ela mesma se apresentou aos pastorinhos como “Senhora do Rosário”. Maria também lhes apresentou a devoção reparadora ao seu Imaculado Coração como nos conta Lúcia:
“Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vês de me consolar e dize que todos aqueles que, durante cinco meses, no primeiro sábado, confessarem-se, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço, e me fizerem quinze minutos de companhia, meditando nos quinze mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar, eu prometo assistir-lhes, na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas".
São muitos os tesouros trazidos por nossa querida Mãe na mensagem de Fátima. Assistir ao filme pode nos ajudar a contemplar com gratidão o seu Imaculado Coração. Que através da experiência dos pastorinhos, nós também possamos nos aprofundar em nossa devoção e crescer no amor à Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima.
+ Sugestão de filme para ver no Natal: As Crônicas de Nárnia
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.