“Ah, você nasceu em tal mês? Qual é o seu signo?” Com certeza alguém já fez essa pergunta para você. E certamente, em algum meio de comunicação (internet, rádio ou revistas), você já ouviu ou leu “qual a previsão do horóscopo do dia”.
A palavra horóscopo significa “mapa da hora”. Então, para entender qual o signo, é preciso saber qual era a posição dos planetas do zodíaco quando você nasceu. Isso faz parte da astrologia, pseudociência baseada em crenças supersticiosas de que o movimento dos planetas, do Sol, da Lua, e das constelações tem impacto na vida e na personalidade dos indivíduos.
É considerada uma pseudociência porque não existem comprovações científicas o suficiente a respeito dessa área de conhecimento, pois mesmo fazendo o uso da matemática e da astronomia, a astrologia não se baseia completamente em evidências reais.
Mas o que a Igreja Católica diz sobre o horóscopo?
Aqui já vamos citar diretamente o Catecismo da Igreja Católica, que diz de forma taxativa que a atitude certa do cristão consiste em pôr-se com confiança nas mãos da Providência Divina, em tudo quanto se refere ao futuro, e em pôr de parte toda a curiosidade nociva a tal propósito.
“Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente 'reveladoras' do futuro. A consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenômenos de vidência, o recurso aos 'médiuns', tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo em que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele”. (CIC 2116)

Ou seja, a Igreja rejeita categoricamente qualquer forma de adivinhação ou consulta aos astros pelos cristãos católicos, configurando um desejo privado dos bens temporais, que arruínam nosso coração e nossa alma.
Santo Agostinho, em seu famoso livro “Confissões”, ainda destaca que não existe relação entre o cristianismo e o horóscopo porque não se tem respaldo algum nessa crença. Isso porque, se fosse realmente verdadeiro, irmãos gêmeos, tal como Esaú e Jacó, seriam muito parecidos e ambos tiveram vidas completamente opostas.
“Ora, tal conceito é totalmente ilógico e contraria a fé cristã que somente a Deus cabe determinar e conduzir a vida humana”, disse o Doutor da Igreja.

Na Palavra de Deus, diversas passagens condenam tais práticas, entre elas a de Isaías:
“Estás cansada de teus conselheiros: que se apresentem e te salvem os astrólogos que medem o céu e observam as estrelas, os quais todo mês te anunciam o que te vai acontecer. Eis que são como estopa, o fogo os consome; não se salvarão a si mesmos do poder das chamas. Não haverá brasas para se aquecer, nem fogo diante do qual se assentar”. (Is 47,13)
A astrologia se opõe totalmente com a verdade de fé de que Deus nos criou totalmente livres e, com essa liberdade, as decisões que tomamos afetam o nosso destino. Quando a astrologia leva a pensar que a vida dos humanos está determinada a ser de um jeito específico, por influência da posição dos corpos celestes quando a pessoa nasceu, tira totalmente a noção de liberdade.
Para sabermos mais do nosso futuro, busquemos o Cristo, “Aquele que era, que é e o que há de vir”. (Ap 1, 8)
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.