Os anúncios de canonização feitos Papa Francisco — o mais recente no qual o Beato Carlo Acutis será proclamado santo — fazem surgir novamente dúvidas a respeito de como nomear corretamente essas pessoas que serão elevadas aos altares da Igreja.
Tendo como exemplo o padroeiro da internet, como poderemos chamá-lo? Santo ou São Carlo Acutis? Aprenda sobre essa forma de tratamento reconhecida pela Igreja Católica.
Leia MaisDiocese de Assis está em festa pelo milagre atribuído a Carlo AcutisCarlo Acutis e a Mãe Aparecida intercedem pelas criançasOração para a Canonização de Beato Carlo AcutisÉ fácil: nomes que começam com consoante recebem “São”.
Exemplo: São Paulo, São Pedro, São João
E nomes iniciados com vogais ou H levam o termo “Santo”.
Exemplo: Santo Agostinho, Santo Antônio, Santo Henrique
Já para nomear as “santas” não há nenhuma regra que faça a distinção de vogal e consoante.
Exemplo: Santa Luzia, Santa Edwiges, Santa Clara
Mas, é claro, há exceções:
Tomás de Aquino era chamado de “Santo Tomás”, no entanto, a partir do século XVIII, o padrão se modificou e a preferência ficou por “São Tomás”. Outros ainda que seguem essa exceção são Santo Tirso e São Estevão (menos comum). No caso de “santa”, há Santa Ana, que pela contração das duas letras ‘a’, acabou transformando-se em Sant’ana ou Santana.
Portanto, podemos chegar à conclusão que, em breve, poderemos chamar “São” Carlo Acutis assim!
A escolha é por uma questão de sonoridade na pronúncia. Os portugueses foram os responsáveis por criar essa abreviação de “santo”, e a invenção acabou sendo exportada para terras brasileiras quando o Catolicismo chegou aqui, no século 16, trazido pelos jesuítas.
Fonte: Superinteressante e Infoenem
O novo papa pode concluir os textos do papa anterior?
Com estilo semelhante ao de Francisco, Leão XIV pode retomar documentos inacabados em uma continuidade do magistério do Papa argentino
Leão XIV recebe um abraço inusitado de uma criança
Relembre outros momentos especiais dos últimos Papas com crianças!
Oração de São Camilo de Léllis: padroeiro dos enfermos
Celebramos em 14 de julho a memória do padroeiro dos enfermos: São Camilo de Léllis. Conheça a vida deste santo e reze com fé a sua oração!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.