O Óbolo de São Pedro é a tradicional coleta para a caridade que acontece todos os anos na Solenidade de São Pedro e São Paulo.
Nesta data, a Igreja católica em todo o mundo celebra o dia do Papa e, como forma de apoio e contribuição à missão do Pontífice, é convidada a realizar doação para a caridade e o bem da Igreja no mundo todo.
A coleta da oferta, que ocorre no dia 29 de junho, não tem um valor mínimo, e qualquer quantia tem um grande valor simbólico, pois a intenção no coração de cada doador deve ser a chama da caridade, a vontade de ajudar o irmão que mais precisa, seguindo sempre o exemplo de Jesus.
“Deus partilhou assim, profundamente, a nossa pobreza e para nos resgatar, escolheu servir-se do muito pouco que lhe podíamos oferecer.”
Papa Leão XIV
Apesar de falarmos que esta é uma doação para o Papa, ela não é para o Pontífice, mas sim para sua missão, para dar continuidade às obras que a Igreja ajuda, para aproximá-lo de todas as periferias geográficas e existenciais, para levar sua mensagem e sua voz profética a todo o mundo e apoiar sua incansável ação em favor da paz e da fraternidade.
É por meio das doações recebidas no Óbolo de São Pedro que o Papa consegue realizar sua missão de maneira universal, conseguindo ajudar a população que sofre com guerras, desastres naturais, entre tantos outros problemas que o mundo atual enfrenta e que nós, como cristãos precisamos rezar e contribuir com a missão do santo padre.
Todas as doações são contabilizadas e a Santa Sé divulga um relatório como forma de prestação de contas de como as doações têm ajudado a população de todo o mundo.
“Em 2023, o Fundo Óbulo apoiou 236 projetos em 76 países”, entre tantas atividades e projetos, destaca-se também a ajuda doada à Ucrânia que sofre com a guerra para patrocinar várias iniciativas pastorais e sociais.
Para contribuir com a missão do Sucessor de Pedro e aproximar o Papa de todos os mais necessitados, basta fazer uma doação ao Óbolo de São Pedro não necessariamente no dia do Papa, mas em qualquer período do ano.
Faça sua doação para o Óbolo de São Pedro
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.