Dúvidas Religiosas

Padre, Cônego, Monsenhor, Monge e Frei: quais as diferenças?

Vamos compreender os títulos que são dados para os ministros sagrados, seja pela Diocese ou em alguma Congregação

Escrito por Alberto Andrade

26 JUL 2022 - 15H28 (Atualizada em 28 JUL 2022 - 10H55)

Ivan Simas

Com o objetivo de preservar a doutrina e a liturgia da religião de forma universal, existe uma forte Hierarquia na Igreja Católica. Ela é ramificada pelos cinco continentes. Essa estrutura permite que a Palavra de Deus seja celebrada da mesma maneira em qualquer parte do mundo.

“De ambos estes grupos existem fiéis que, pela profissão dos conselhos evangélicos, por meio dos votos ou outros vínculos sagrados, reconhecidos e sancionados pela Igreja, se consagram a Deus de modo peculiar, e contribuem para a missão salvífica da Igreja, cujo estado, embora não diga respeito à estrutura hierárquica da Igreja, pertence, contudo à sua vida e santidade, orienta o número 207 do Código do Direito Canônico.

Aqui no A12, você já conferiu curiosidades a respeito da organização da Igreja Católica em Arquidioceses, Dioceses, Paróquias e Comunidades. 

O missionário redentorista Padre Inácio Medeiros, neste áudio para o A12, explica toda a organização e a hierarquia da Igreja Católica para os cargos e títulos dados para quem exerce seu ministério.

Confira!

E agora vamos mostrar a função de alguns religiosos, de acordo com o chamado de Deus para cada um.

RCCBRASIL
RCCBRASIL

Padre

Nas igrejas cristãs primitivas, era confiado aos anciãos o governo de cada comunidade Cristã. 

Na Igreja Católica, o presbítero ou padre é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, sendo o primeiro grau o de diácono e o terceiro grau o de Bispo.

Portanto, é considerado um estágio intermediário na hierarquia do clero católico. Usa o título religioso de padre, do latim pater, que significa “pai” [num sentido religioso].

Dependendo da sua função em uma paróquia, caso esteja atuando em uma, pode ser um pároco, se é a autoridade religiosa máxima na paróquia, ou vigário, caso se encontre subordinado a outro padre na mesma paróquia.

Thiago Leon
Thiago Leon

Irmão/Frater/Frei

Título dado a um católico consagrado que pertence a uma congregação e segue suas regras e ideais.

É o caso dos Franciscanos, Carmelitas e também dos Missionários Redentoristas, por exemplo.

De acordo com cada Congregação, o religioso pode iniciar seu ministério como frei ou frater e se tornar padre, após receber o devido Sacramento.

O uso desta palavra se relaciona ao surgimento das ordens mendicantes na Baixa Idade Média, que supuseram uma grande mudança na vida religiosa: estes novos religiosos já não se fechavam em conventos afastados das pessoas para se dedicar à oração, mas estavam nas cidades, dedicados aos pobres, ao ensino, aos doentes, etc.


Vatican Media
Vatican Media

Cônego

Também um presbítero, assim como o padre, mas vive sob uma regra que o obriga a realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou em um colegiado. 

O conjunto dos cônegos forma o Cabido, ou seja, o colégio reunido sob uma mesma cabeça, um chefe ou superior.

Historicamente, a função do cabido de cônegos é a de assegurar o serviço religioso da catedral, colegiado ou igreja a que pertence. Tal serviço inclui não somente a celebração da Missa, mas também e principalmente a Liturgia das Horas.

A partir do Concílio do Vaticano II, parte de suas funções começou a ser compartilhada com uma nova instituição criada pelo Concílio, o Conselho de Presbíteros.


Diocese de Limeira
Diocese de Limeira

Monsenhor

Título somente concedido pelo Papa para o Sacerdote que exerça altas funções de governo na Cúria Romana ou funções diplomáticas nas Nunciaturas Apostólicas.

O número máximo de monsenhores de uma diocese não pode, normalmente, ultrapassar 10% do total de sacerdotes.

O Monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica num sacramento da ordem. Assim, o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título.

Os padres que serão sagrados bispos recebem automaticamente o título de monsenhor.


Arquidiocese de SP
Arquidiocese de SP

Monges católicos

São aqueles consagrados que vivem em monastérios, dedicando suas vidas para orações e penitências.

Alguns deles são os cartuxos, capuchinhos e beneditinos, que cumprem a vida religiosa na tradição da Santa Igreja.

Aqui também existe a liberdade de um monge tornar-se padre e, assim, carregar também o título de sacerdote. Porém, o serviço dele será sempre voltado à sua congregação.

Ou seja, um monge não se torna líder espiritual de uma comunidade, já que sua vida e serviço são oferecidos para a ordem à qual faz parte.


Conheça mais sobre a Ordem dos Frades Menores


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.