Esta dúvida com certeza está presente em muitos corações daqueles que participam da missa e que realmente observam tudo o que acontece no altar.
A primeira coisa que precisamos recordar é que a Missa é a grande celebração do Cristo Ressuscitado. Ele quis que o pão fosse o Seu corpo e o Vinho fosse o Seu Sangue. Assim, nós nos alimentamos da vida de Jesus. Ele é o pão que nos sustenta, o vinho que nos cura, nos fortalece e nos dá a graça de vivermos o profundo mistério da salvação. É o Pão Vivo descido do céu, para ser alimento de vida e esperança para todos nós aqui na Terra.
Leia MaisEste momento em que o padre faz a quebra de uma pequena parte da hóstia e a mergulha no vinho consagrado acontece no momento da oração do "Cordeiro de Deus". É o momento da Fração do Pão.
No Altar, o padre pega a hóstia maior, chamada hóstia magna, e fraciona esta hóstia para viver aquilo que Cristo tanto nos ensinou. O pão é sagrado se é partilhado, e quando o pão é partilhado, ele é pão para todos.
O Cristo mesmo, disse: 'Tomai todos e comei. Tomai todos e bebei' (Cf. Mateus 26, 26-28). E ao fazer a fração do pão, uma pequena parte desta hóstia é tirada e é mergulhada no cálice, onde está o vinho consagrado.

Por que este gesto?
Para dizer que Cristo está todo no pão e está todo no vinho. Na maioria das comunidades hoje, por questão prática, a comunhão acontece apenas sob uma espécie, a espécie da hóstia consagrada. Algumas comunidades, porém, se organizaram e já fazem, tradicionalmente, a comunhão sob as duas espécies. Mas para que aquele que comunga apenas sob uma espécie possa entender, Cristo está todo no Pão. O Pão é o Cristo inteiro, o Sangue é o Cristo inteiro.
Leia MaisViático: A última Eucaristia do cristão O que é um Congresso Eucarístico?Então, quando o padre pega a pequena partícula e mergulha no vinho consagrado, ele faz essa bonita oração, que é a união do corpo e do sangue de Cristo:
"O dom do amor que eu vou receber seja o Caminho e Esperança de salvação e vida eterna".
Assim, todos aqueles que comungam unicamente a hóstia estão comungando o Corpo e o Sangue do Cristo, bem como aqueles também que poderão comungar apenas do vinho, estarão comungando o corpo e o sangue do Cristo.
A fração do pão nos indica a partilha, e onde existe a partilha, o pão é dom para todos. Na união da hóstia ao vinho, é o Cristo que por inteiro se dá como alimento de vida e salvação para toda a humanidade.
:: Assista a explicação completa no vídeo:
:: Tem mais dúvidas religiosas que gostaria de esclarecer?
Acesse a página a12.com/duvidasreligiosas e confira!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.