Espiritualidade

5 lugares para você fazer suas orações no Santuário Nacional

Escrito por Letícia Dias

05 OUT 2022 - 16H38 (Atualizada em 06 OUT 2022 - 08H10)

Thiago Leon

Para você, romeiro e devoto de Nossa Senhora, que vem ao Santuário Nacional e deseja viver uma experiência oracional, o A12 separou 5 locais propícios para isso. Leia MaisVeja 5 curiosidades da Torre Brasília do Santuário Nacional

Confira:

1- Nicho de Nossa Senhora

O Nicho de Nossa Senhora Aparecida é o local que abriga a imagem original, encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. A obra foi planejada pelo saudoso artista Claudio Pastro.

É formado por mosaicos de ouro dourado, feitos em forma irregular, com o objetivo de dar a sensação de movimento. Tudo sai de Nossa Senhora e vai ao encontro do coração do povo.

A Citação ‘O Espírito e a Esposa dizem: Amém. Vem Senhor Jesus’ – Refere-se à citação do livro de Apocalipse 22,17. É uma das últimas frases do Apocalipse e retrata o anúncio da volta de Jesus pela igreja. Sem dúvidas, o local para deixar você pertinho da Mãe Aparecida.

Santuário Nacional
Santuário Nacional



2- Capela do Santíssimo

A Capela do Santíssimo está ligada ao Mistério de Jesus Eucarístico, fica localizada à direita do altar Central. É formada por uma cúpula revestida de pastilhas de porcelana banhadas a ouro, e um barrado de dois metros de altura. Na entrada, você encontra a frase ‘Panis Algelorum Cibus Viatorum’, que significa ‘Pão dos anjos, alimento dos viajantes’, remete à Jesus presente em espécie no pão e no vinho.

Além disso, os quatro evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João estão representados por mosaicos e ao centro é possível contemplar o Cordeiro Pascal. Há ainda na capela duas esculturas, uma representa o momento do Lava Pés e outra a passagem do caminho de Emaús, do artista Adélio Sarro.

Thiago Leon
Thiago Leon


3- Capela de São José

Na capela São José são celebradas as Santas Missas nos dias e horários de menor movimento. Você pode encontrá-la logo à esquerda do Altar Central. O portão feito em ferro batido simboliza a entrada do jardim, com lírios em ouro e a frase "Dominus Domum Joseph Concredidit" (O Senhor confiou a José a Sua casa).

O painel central simboliza o sonho bíblico de São José. ‘José, filho de Davi, não tenhas medo de acolher Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo...’ (Mt 1, 20,21). No piso existem desenho de lírios, que se abrem e dizem respeito à pureza e a sabedoria do pai adotivo de Jesus. Bem como as estrelas de Davi no corredor recordam a descendência de José.

Thiago Leon
Thiago Leon


4- Capela das Velas

A capela das velas é um dos locais mais visitados do Santuário Nacional, possui uma decoração que remete à passagem bíblica da Sarça Ardente, quando Deus aparece a Moisés em forma de fogo que não consumia o arbusto, para ordenar que ele fosse até o Egito e libertasse o povo da escravidão. Você a encontra à esquerda da Porta Santa, construída na década de 70.

No ano de 2004, a Capela passou por uma reforma e recebeu uma cruz. Aliás, foi também colocado um filtro com o objetivo de absorver a poluição causada pela queima da parafina e há exaustores instalados no local.

Thiago Leon
Thiago Leon


5- Caminho do Rosário 

O Caminho do Rosário é formado por 20 cenários e 128 esculturas criadas pelos artistas paraguaios Blas e Angela Servín. As obras de arte apresentamos quatro Mistérios do Rosário: Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos. Logo na entrada você é acolhido pela imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A proposta do percurso é que você tenha uma experiência de museu a céu aberto, aliado à oração. Está localizado próximo ao Hotel Rainha do Brasil e une a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada a imagem da Mãe Aparecida em 1717.

Thiago Leon
Thiago Leon


Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.