A vida cotidiana está cheia de desafios, responsabilidades e agitação. Em meio a tudo isso, muitas vezes perdemos de vista a beleza da simplicidade, uma virtude essencial em nossa caminhada cristã. Esta virtude nos permite estar em contato com aquilo que é essencial.
Em um mundo que se afasta do essencial, buscando encher o coração com coisas supérfluas e passageiras, Deus nos dá, em Maria, um exemplo de como viver na humildade e simplicidade, pois os pequenos serão exaltados aos olhos do Senhor.
Assim nos diz Maria no cântico do Magnificat:
“Meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque Ele olhou para a humildade de sua serva.” (Lc 1, 47-48)
Maria vivia no pequeno povoado em Nazaré, em uma vida simples e oculta. Após a Anunciação, sua vida permaneceu exteriormente a mesma, mas internamente ela carregava o imenso mistério da maternidade divina. Essa experiência não a tornou altiva, mas sim mais humilde.
Maria reconhecia que tudo era graça e dom de Deus e respondia a essa graça com serviço e disponibilidade, como vemos em sua visita a Isabel. Ela, a “serva do Senhor”, realizou com humildade as tarefas da vida cotidiana ao lado de Jesus e José, meditando silenciosamente todas as coisas em seu coração. Podemos imaginar a beleza simples da vida da Sagrada Família de Nazaré, repleta do amor de Deus.
Durante a vida pública de Jesus, Maria aparece de forma simples e discreta, mas com uma presença delicada e atuante. Assim vemos nas Bodas de Caná. Maria, atenta às necessidades dos outros, pede a Jesus que realize seu primeiro milagre. Ela não estava ali para ser servida, mas para servir e cooperar com Jesus em sua missão redentora. Sua atitude em todo momento é sempre a de conduzir todos a Jesus, seu Filho: Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2,5)
A nossa vida cotidiana pode ser bela se estiver cheia da presença de Deus. Crescer em simplicidade e humildade agrada a Deus, pois seu Filho Jesus se fez como um de nós como nos diz São Paulo em sua carta aos Filipenses: “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo.” (Fl 2, 6-11).
Leia MaisConhecendo um pouco mais a Maria: uma introdução à Mariologia As Lições que aprendemos de Maria em sua visita a Isabel3 livros para crescer na devoção a Maria
A simplicidade de Maria é um maravilhoso testemunho de como podemos viver nossas vidas de maneira mais plena.
Em uma sociedade que muitas vezes valoriza a ostentação e a complexidade, seguir o exemplo de Maria nos ajuda a encontrar beleza na humildade e a verdadeira grandeza na simplicidade, pois através destas virtudes poderemos reconhecer a presença de Deus em nossas vidas.
Maria, a humilde serva do Senhor, nos mostra que a simplicidade é uma virtude importante que pode transformar nossas vidas e fazer com que nos aproximemos mais de Deus e dos irmãos. A simplicidade também nos ajuda em nossas relações humanas, pois nos leva a ver o essencial e mais importante em cada pessoa.
Que possamos, como Maria, viver cada dia com um coração humilde e um espírito disposto a servir, encontrando alegria nas pequenas coisas e, que possamos aprender com seu exemplo, buscando a beleza da simplicidade em tudo o que fazemos.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.