Espiritualidade

Aprenda com São Tomás de Aquino os 5 remédios contra a tristeza

Escrito por Laís Silva

31 JAN 2024 - 16H00 (Atualizada em 01 FEV 2024 - 10H01)

Gladskikh Tatiana / Shutterstock

Algum dia já passou pela sua cabeça a possibilidade de existir uma fórmula mágica para ser alegrar e ser sempre feliz?

Seria ótimo poder encontrar a fórmula que fizesse cada um de nós esquecer aquilo que está nos fazendo mal e recuperasse a alegria no mesmo instante.

É uma pena que essa fórmula não exista, mas existem atividades e hábitos que podem melhorar consideravelmente o nosso dia. Leia MaisOração de São Tomás de Aquino para antes da Comunhão14 Conselhos de São Tomás de Aquino aos estudantes

Os santos nos ensinam muito com suas histórias, testemunhos de fé e lições. São Tomás de Aquino não ensinou a fórmula para a felicidade, mas ele propõe cinco "remédios" que vão te auxiliar no momento de tristeza.

Confira:

1. Permitir-se um agrado

Pode parecer algo fútil, materialista ou até mesmo superficial, mas se analisarmos, por outro lado, é necessário cuidarmos de nós mesmos diante dos momentos difíceis. Imagine um dia cheio no trabalho, com questões que não foram resolvidas ou contratos que não foram fechados, você chega em casa triste e para relaxar pede sua comida favorita via aplicativo, faz um brigadeiro ou até mesmo assiste um filme que você gosta. Isso com certeza melhoraria o seu dia!

2. Não ter medo de chorar

Muitas vezes, passamos por momentos difíceis e não temos a coragem de chorar, achamos que esse ato demonstra fraqueza, quando, na verdade, é necessário liberar aquele sentimento. Jesus chorou e isso não O fez um homem fraco!

Cientificamente, quando choramos, o organismo libera endorfina, mesmo hormônio produzido ao praticarmos atividades físicas. Assim, ao chorar possibilitamos um alívio das dores físicas ou emocionais.

3. Compaixão dos amigos

É preciso compartilhar com verdadeiros amigos todas as situações que passamos, porque isso nos ajuda. Pode não resolver o nosso problema, mas um abraço, uma palavra de conforto e até mesmo algumas risadas sobre outros assuntos, podem aliviar a tristeza.

4. Contemplar a vida

É preciso valorizar cada momento da vida, cada detalhe que passa por nós. Santo Agostinho falava sobre “fulgor veritatis”, contemplar o esplendor das coisas. Apreciar a natureza, os momentos com pessoas queridas, obras de artes, lugares, entre tantas outras coisas que possam nos surpreender.

Unsplash/ Tim Bogdanov
Unsplash/ Tim Bogdanov


5. Tomar banho e dormir

Nós cristãos devemos compreender que é necessário cuidar do nosso lado espiritual, mas também do nosso corpo. É necessário quebrar o preconceito de que o corpo atrapalha nossa vida espiritual e passar a cuidar dele, pois isso vai fazer bem para a mente.

Portanto, depois de um dia complicado, no momento em que estiver triste, tome um banho e durma para relaxar e, assim, no dia seguinte, se alegrar.

Você já faz alguma dessas atividades? Conta pra gente nos comentários.

Fonte: catequisar

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...