“Quando todo o povo estava sendo batizado, e quando Jesus recebeu também o batismo e estava rezando, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal, como uma pomba. Veio, então, uma voz do céu que dizia: ‘Tu és meu Filho muito amado; a ti dedico meu afeto’.”
(Lucas 3, 21-22)
Para nós, este momento marca o início do Tempo Comum no calendário Litúrgico, e nos convida à reflexão sobre nossa missão como cristãos a partir do momento de nosso batismo.
De acordo com o Catecismo da Igreja, o Batismo é o primeiro dos sete sacramentos e serve como base para toda a vida cristã, abrindo as portas para a nossa vida espiritual. É por meio do Batismo que nos tornamos cristãos e somos chamados à missão de viver a Palavra de Deus. Leia MaisBatismo é fonte de vocação e comunhão com a Igreja de Cristo
Durante a infância não entendemos de fato a importância desta missão, mas se somos encaminhados à Catequese, assumimos o compromisso de participar da Missa sozinhos ou com nossos familiares, vamos crescendo e então passamos a compreender a dimensão do batismo em nossas vidas.
O batismo nos chama a sermos missionários da Palavra de Deus e, quando pensamos nisso, devemos refletir: eu sou um missionário? Eu vivo o meu chamado?
Estamos no Ano Santo e o Papa nos convida a sermos “Peregrinos de Esperança”, e o que isso quer dizer?
Ele nos convida a sermos missionários, e além de buscar a Deus, também levarmos sua Palavra por onde formos. Quando falamos da Palavra de Deus, falamos também sobre a nossa fé, a esperança que nos guia em nossa vida, na certeza de que um dia estaremos junto ao Senhor.
Estar em constante peregrinação é seguir nossa missão como batizados e filhos de Deus. Ter diariamente a consciência desta missão é reafirmar nossa fé e nosso compromisso com o Pai.
O Papa Francisco sempre nos pede para sermos uma Igreja em Saída, e para muitos, isso parece algo novo, mas se refletirmos novamente a missão de todo cristão batizado, saberemos que ser uma Igreja em saída, nada mais é, que cumprirmos a missão que nos foi dada em nosso batismo e renovamos nos demais sacramentos durante a vida.
Sejamos missionários! Sejamos uma Igreja em saída e Peregrinos de Esperança!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.