“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela” (Mt 16,18).
- Primado, “Tu és Pedro”
Os apóstolos são as pedras fundamentais da fundação da Igreja, e o chefe dos apóstolos é Simão Pedro; no colégio dos 12, ele ocupa o primeiro lugar. Quer dizer, existe também uma autoridade humana: Pedro é a pedra sobre a qual é edificada a Igreja, porém é Cristo a Pedra viva da Igreja. Ele é a Cabeça, Ele é quem garante a sua Igreja construída sobre Pedro.
O então Cardeal Joseph Ratzinger nos deixou, certa vez, uma rica mensagem sobre este tema, nas Considerações da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), em relação com as atas do simpósio sobre “O Primado do sucessor de Pedro no mistério da Igreja”:
“A comunidade eclesial tem recebido, conservado e transmitido as palavras de Cristo relativas a Pedro e seu papel no grupo dos 12. Portanto, já nas primeiras comunidades cristãs, como mais tarde em toda a Igreja, a imagem de Pedro permaneceu fixada como aquela do Apóstolo que, apesar de sua debilidade humana, foi constituído expressamente por Cristo no primeiro lugar entre os 12 e chamado a desenvolver na Igreja uma própria e específica função”.
Complementariedade
Vemos no Catecismo da Igreja Católica, nos numerais 552, 881 e 882:
“Em virtude de seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal (...) Porém, o múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, consta que também foi dado ao colégio dos Apóstolos, unido a seu chefe”.
:: Cátedra de Pedro: Autoridade e obediência nos dias de hoje?
O Primado e a colegialidade não se opõem, se complementam. Assim, a missão nuclear de conservar a fé e de evangelizar convida e alcança o resto da Igreja, os demais fiéis, que com sua oração e cooperação estão chamados a desempenhar a missão que a Igreja recebeu de Deus.

Símbolo e Festa
A cadeira de um bispo ou outra autoridade religiosa, especialmente se dentro de uma catedral, é chamada de “cátedra”, em latim, cathedra. A Cátedra de Pedro (cathedra petri), como uma relíquia católica, é conservada na Basílica de São Pedro em Roma.
Atualmente, o sucessor de Pedro é o Papa Francisco. A Festa da Cátedra de São Pedro Apóstolo é celebrada desde o século IV em 22 de fevereiro, como sinal da unidade da Igreja, fundada sobre este apóstolo.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...