Espiritualidade

Práticas simples para viver na presença de Deus no dia-a-dia

Camila Vilas

Escrito por Camila Vilas

10 JUL 2024 - 14H26

nimito/ Shutterstock

Vivemos imersos na agitação de cada dia e, em meio a tanta atividade, não é fácil estar em presença de Deus. Sabemos que longe de Deus, nossa vida perde o rumo e o horizonte. Viver na presença de Deus é um chamado constante à comunhão com Ele. Deus nos convida a um relacionamento profundo e contínuo com Ele. Deus Pai nos criou por amor, e o sentido de nossa existência é dar-lhe glória com as nossas vidas.

Por meio de Cristo, Deus se fez presente em nossa realidade humana e, através de seu Filho, nos chama a uma união profunda com Ele. Assim nos explica o Papa Bento XVI:

“O centro da existência, aquilo que dá sentido pleno e firme esperança ao caminho, frequentemente difícil, é a fé em Jesus, o encontro com Cristo. Não se trata de seguir uma ideia, um projeto, mas de encontrá-lo como uma Pessoa viva, de deixar-se implicar totalmente por Ele e por seu Evangelho.”

Nossa verdadeira felicidade está na união com Deus, por meio de Cristo, através da ação do Espírito Santo. Para isso, precisamos nos esforçar para buscar estar na presença divina em nosso dia a dia.

Aqui estão alguns meios para nos unir a Deus:

1. Ter um espaço constante de oração: Reserve um momento diário para oração, onde você oferece seu dia e tarefas a Deus.

2. Obrar sempre com o fim de agradar a Deus: Em todas as nossas ações, busquemos sempre agradar a Deus. Isso significa agir com bondade, honestidade e amor, refletindo os ensinamentos do Evangelho.

3. Utilizar orações jaculatórias: Jaculatórias são breves e fervorosas orações que podemos repetir ao longo do dia, como “Senhor, tende piedade de mim” ou “Jesus, eu confio em vós”. Elas nos ajudam a manter o pensamento em Deus.

4. Meditar e aprofundar na palavra de Deus: Separe um tempo para ler e meditar nas Sagradas Escrituras. Os comentários bíblicos podem ajudar a entender melhor as passagens e a aplicar os seus ensinamentos. A oração da Lectio Divina pode ser de grande ajuda.

5. Participar da Santa Missa e ter uma vida de graça: Participar da Santa Missa alimentando-nos do Pão Da Vida e buscar os sacramentos nos mantém em estado de graça e fortalecidos na fé.

Além disso, a disposição de buscar a Deus se dá não só na correria do dia a dia, mas também nos momentos de descanso. O Papa Bento XVI nos lembra:

“Nos dias carregados de ocupações e de problemas, mas também naqueles de descanso e de distensão, o Senhor convida a não nos esquecermos que, embora seja preciso preocupar-se com o pão material e restaurar as forças, é ainda mais fundamental fazer crescer a relação com Ele, reforçar nossa fé naquele que é o 'Pão da Vida', que enche nosso desejo de verdade e de amor.”

Busquemos momentos de pausa e reflexão, mesmo nas atividades diárias mais simples. Pequenos gestos, como uma breve oração antes das refeições, um agradecimento ao final do dia ou uma leitura espiritual, podem fazer uma grande diferença em nossa caminhada.

Que Deus guie nossos passos e transforme nossas ações em atos de amor.

Escrito por
Camila Vilas
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...