No dia 8 de dezembro de 2024, a Igreja celebra os 170 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, além da Solenidade com o mesmo título. Leia MaisDogmas da Igreja: Imaculada Conceição e Virgindade PerpétuaOremos a Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria
A data pode ser considerada um marco histórico, por recordar o ano de 1854, quando o Papa Pio IX declarou oficialmente que Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem a mancha do pecado original.
“[…] pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição […] foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis”, dizia a Bula “Ineffabilis Deus” daquele ano.
Neste momento representativo para a Igreja, destacamos 5 coisas que você tem que saber:
1 – O significado da “Imaculada Conceição”
Maria foi concebida no seio de sua mãe Ana, como fruto de sua união com Joaquim, sem a mancha do pecado original, ou seja, foi preservada de todo o pecado desde o ventre de sua mãe. A palavra “Imaculada” vem de Immaculatus, que significa pura e sem mancha.
2 – Maria nunca pecou
Conforme definido por meio do Dogma da Imaculada Conceição, Maria nunca cometeu pecado algum ao longo de sua vida e foi preservada do pecado original.
“Os Padres da tradição oriental chamam a Mãe de Deus “a toda santa” (“Panaghia”), celebram-na como “imune de toda a mancha de pecado, visto que o próprio Espírito Santo a modelou e dela fez uma nova criatura”. Pela graça de Deus, Maria manteve-se pura de todo o pecado pessoal ao longo de toda a vida.” (CIC, 493)
3 – Nove meses depois da Solenidade da Imaculada Conceição, celebramos a Natividade de Nossa Senhora
A data de 8 de dezembro marca o dia da Imaculada Conceição, e nove meses depois, em setembro, é celebrado o nascimento de Maria.
A ocasião é uma das festas marianas mais antigas da Igreja, além de ser uma forma de lembrar o início da vida daquela que foi escolhida para ser mãe do Filho de Deus.
4 – Nossa Senhora da Conceição é Padroeira do Brasil
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é nossa padroeira. Sabe-se que a devoção a Ela iniciou a partir da imagem encontrada no Rio Paraíba do Sul pelos pescadores e foi reconhecida oficialmente pela Igreja em 1930.
“A imagem Aparecida nas águas dessa pescaria milagrosa é da Imaculada Conceição. Era nossa Padroeira (a Imaculada Conceição) que marcava ali sua presença Materna junto aos seus filhos mais necessitados”, afirmou o Padre Carlos Rodrigues, da Arquidiocese de Aparecida.
5 - Há uma exposição no Santuário Nacional dos 170 anos do Dogma Imaculada Conceição
A Exposição 170 anos do Dogma Imaculada Conceição, organizada pelo Museu Nossa Senhora Aparecida, acontece de 2 de dezembro de 2024 a 30 de janeiro de 2025, no hall da Torre Brasília, no Santuário Nacional.
A exposição contém artes sacras que homenageiam os 170 anos de história do Dogma.
Confira imagens da exposição:
1/3



Fonte: Vatican News, comshalom.org e Revista da Arquidiocese de Aparecida
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Lista de agradecimentos do ano de 2025, qual é a sua?
Neste Advento, já caminhando para o fim do Ano Santo, o Portal A12 te convida a fazer um exercício de gratidão. Faça sua lista e comunique esperança a todos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.