A chegada da primavera anuncia um tempo de renovação, crescimento e esperança. Com ela vivenciamos novas cores, aromas e beleza.
Depois do inverno, a primavera nos lembra do esplendor e do desabrochar das flores, e nos indica que nós também podemos nos abrir para novas experiências, novas atitudes e nos transformar.
Primavera de Francisco
Um fato interessante que nos faz refletir nesse período foi a conversão do saudoso Papa Francisco, quando ainda tinha 17 anos. Podemos chamar esse episódio como a “Primavera da fé”.
Era dia 21 de setembro, dia de São Mateus, quando Jorge Mario Bergoglio considerou ter despertado a sua vocação. De acordo com as entrevistas disponíveis no livro “Papa Francisco - Conversas com Jorge Bergoglio”, isso aconteceu após uma confissão.
“Foi a surpresa, o assombro de um encontro; percebi que estavam à minha espera”, disse.
Na Palavra de Deus e para os seus personagens, a primavera vem depois de um longo e rígido inverno, e por isso, ela é tão esperada.
Jesus ressurgiu para uma nova vida e, por causa dessa certeza, nós encontramos nossa nova vida no conhecimento e pertencimento a Jesus Cristo. A natureza nos inspira, como obra de Deus, mas é em Jesus que encontramos nova vida!
A primavera, portanto, é também um convite a abrir o coração ao novo de Deus!
Por isso o A12 propõe a reflexão de algumas frases bíblicas revigorantes para uma primavera ressurgir dentro de nós.
“Pois como a terra produz seus germes, e o jardim faz brotar suas sementes, assim o Senhor Javé fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações.”
“É ele que alterna tempos e estações, depõe os reis e os eleva, concede a sabedoria aos sábios, aos inteligentes o saber.”
“Farei cair a seu tempo a chuva de que necessita vossa terra, a chuva do outono e da primavera, para que possais recolher vosso trigo, vosso vinho novo e vosso azeite.”
“Conheçamos e esforcemo-nos por conhecer Javé; sua vinda é certa como a aurora; virá a nós como a chuva de outono, como a chuva de primavera, que irriga a terra.”
“Pedi a Javé a chuva tardia da primavera; é Javé que forma os nimbos (nuvens), derrama chuva abundante e dá a cada um a erva dos campos.”
'Vós, filhos de Sião, alegrai-vos, exultai em Javé, vosso Deus, porque ele vos dá a chuva na medida certa; sobre vós faz descer a chuva do outono e da primavera, como no passado.'”
“Tende paciência, irmãos, até a vinda do Senhor. Vede como o lavrador aguarda o precioso fruto da terra, esperando com paciência que caia a chuva do outono e a da primavera.”
“É feliz quem não segue o conselho dos maus, não se detém no caminho dos pecadores nem toma parte nas reuniões dos zombadores, mas na lei de Javé encontra sua alegria e nela medita dia e noite. Será como árvore plantada à beira de um regato, que dá fruto no devido tempo e cuja folhagem não seca: em tudo o que faz terá sempre sucesso.”
“Olhai os lírios do campo como crescem: não trabalham nem tecem. Entretanto, vos digo que nem Salomão, no auge de sua glória, vestiu-se como um deles. Se Deus dá uma roupa destas à relva do campo, que hoje existe e amanhã será jogada ao fogo, quanto mais não fará por vós, gente pobre de fé? Não fiqueis, pois, preocupados, perguntando: Que vamos comer? Que vamos beber? Com que nos vamos vestir? Os pagãos é que vivem preocupados com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que precisais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”
“Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; as coisas antigas passaram e surgiram novas.”
add_box Flores revelam no silêncio o amor que nasce do coração
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.