Igreja

Diácono brasileiro será ordenado pelo Papa Leão XIV

O diácono brasileiro, Lucas Soares, da Arquidiocese de Brasília é um dos escolhidos para ser ordenado sacerdote no Jubileu dos Sacerdotes, em Roma

Escrito por Giovana Marques

22 MAI 2025 - 07H00 (Atualizada em 22 MAI 2025 - 09H15)

Reprodução Paróquia Bom Jesus dos Aflitos

No calendário do Ano Jubilar da Esperança, está programado para acontecer entre os dias 25 e 27 de junho de 2025, o 22º evento: o Jubileu dos Sacerdotes.

Como parte das celebrações deste Jubileu, serão realizadas algumas ordenações sacerdotais, na Missa de encerramento, presidida pelo Santo Padre, na Praça de São Pedro.

Dentre os diáconos que receberão o sacramento da ordem, pela bênção de Leão XIV, está o diácono brasileiro Lucas Soares, de 26 anos, da Arquidiocese de Brasília.

Ele foi escolhido por meio de um sorteio feito pelo arcebispo de Brasília, o Cardeal dom Paulo Cezar Costa, após ter recebido uma carta da Santa Sé com a solicitação de envio de um diácono para o Jubileu.

O jovem, que estudou por sete anos no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, atualmente serve no Distrito Federal (DF), na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos.

Os paroquianos da Igreja Bom Jesus, se uniram organizando uma rifa para auxiliar nos custos para a viagem do diácono Lucas.

Vatican Media
Vatican Media
Diácono Lucas Soares, da Arquidiocese de Brasília

A grande surpresa chegou para o futuro padre ainda no fim do mês de março, e ele expressou sua felicidade ao publicar em suas redes sociais o comunicado, pedindo a todos que o seguem para se unirem a ele em oração pela sua ordenação.

Além disso, ele destaca em sua mensagem dois símbolos que marcam, a partir de então, para sempre seu chamado ao sacerdócio: a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada no dia 27 de junho, data da sua ordenação e a frase “Spes non confundit” que significa “A esperança não engana” (Rm 5,5), tema central deste Ano Jubilar.

Todos esses momentos de encontro, que acontecem desde o mês de Janeiro no Vaticano, em Roma, marcam esse período de graça e de renovação espiritual que o Ano Santo propõe a toda a Igreja.

Não estamos vivendo um ano “comum”, desde a abertura da porta Santa na Basílica de São Pedro, pelo Papa Francisco, em dezembro de 2024, até seu fechamento em 6 de Janeiro de 2026, pelo Papa Leão XIV, somos chamados a peregrinar com esperança, abertos à graça.

Assim como o diácono Lucas já experimenta as graças desse período jubilar, todos somos convidados a buscar em Deus a novidade, o chamado que Ele tem para realizar na vida de cada um de nós, com esperança, neste tempo de misericórdia preparado para aproximarmos ainda mais da Sua presença.

Confira também:

::. Missa inaugural marca início de pontificado de Leão XIV
::. 
Jubileu 2025: viva a verdadeira Esperança

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...