Por Eduardo Gois Em Igreja Atualizada em 22 OUT 2020 - 13H37

Frei Galvão é celebrado pelo povo brasileiro


Eduardo Gois/A12
Eduardo Gois/A12


Outubro
é um mês de grandes festas na Igreja Católica: mês das missões, período em que se comemora a Santidade de Santa Terezinha do Menino Jesus, de Santa Teresa D'Ávila, a Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também o santo que é outro símbolo do povo brasileiro, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

E de onde vem tanta devoção? A cidade do Santo está dentro do território da Arquidiocese de Aparecida, em Guaratinguetá (SP), local onde também está localizado o Santuário de Frei GalvãoTodos os anos, em 25 de outubro, a cidade para e festeja “Frei Galvão”, aquele das famosas pílulas milagrosas e canonizado pelo Papa Bento XVI, em 2007. A novena no Santuário dedicado ao Santo tem início em 16 de outubro. 

.:: Acesse aqui toda a programação de 2020

Conheça o Santuário dedicado ao primeiro Santo brasileiro


Localizada no bairro Campo do Galvão, a Igreja de Frei Galvão foi elevada a santuário em 2010, e recebe cerca de um milhão e 400 mil devotos por ano. No vídeo acima, O jornalista Eduardo Gois foi conhecer o Santuário e conversou com o sr. Edson Galvão, sobrinho-neto do santo, que apresenta ao A12, em vídeo gravado antes da pandemia, detalhes deste lugar tão especial para os católicos. Frei Galvão deixou uma herança e um legado de fé muito expressivos. Suas famosas pílulas milagrosas são apreciadas por milhares de devotos, que já alcançaram graças e curas. Algumas dessas histórias você pode conhecer também no vídeo acima. É só clicar e assistir. A devoção ao santo é crescente, principalmente, após a sua canonização em 2007. O conhecimento e a devoção não se restringem a Guaratinguetá, pois é uma devoção que chega até mesmo fora do país.

Todos que fazem a experiência de alcançar uma graça, pela intercessão de Frei Galvão, acabam se tornando pessoas que divulgam, e assim, a devoção vai crescendo, acabam se tornando missionários com a divulgação. A visita de Bento XVI, foi um grande sinal desta devoção e veio fomentar ainda mais, foi um marco inicial.

Um homem a ser imitado

Saiba mais Milagres de Frei Galvão são exemplos concretos de FéO Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, comenta que é importante relembrar e imitar Frei Galvão em suas virtudes: 

Ele visitava muito as casas, famílias, os doentes. Precisamos muito disso hoje. Ele tinha muita bondade, muita misericórdia, muita gentileza com as pessoas e nós temos dificuldade de impaciência, em casa, no trabalho, na sociedade, no transito, então quanta paciência, quanta bondade, quanta gentileza, nós podemos tomar de exemplo de Santo Antônio de Santana Galvão”.

Dom Orlando também exemplifica que Frei Galvão era homem da oração e do trabalho, pois ele mesmo foi operário, trabalhador e construtor. “Ele é o padroeiro da construção civil e nós precisamos pensar naqueles que estão sem teto, sem casa e também para que os nossos lares sejam verdadeiros templos de Deus”.

O arcebispo frisa que um ponto alto do santo é ajudar as mães grávidas, ajudar a nascer a vida, enquanto existem tantos abortos, como também, tantas jovens gestantes ainda despreparadas para serem mães. “É o cuidado pela mãe, o zelo pelo feto, pelo embrião no útero materno, a defesa da vida do inocente, tudo isso nós aprendemos com frei Galvão, explica.

Novena, festa e pílulas e transformações

Fiéis se reúnem para a novena ou participam pela WEB TV Frei Galvão em preparação para a festa. Neste ano o tema é Frei Galvão, o Apóstolo da Caridade, viu, sentiu compaixão e cuidou dele. (Lc 10 - 33-34)

Eduardo Gois/A12
Eduardo Gois/A12
Roseli é voluntária na distribuição das pílulas

A artesã Roseli Aparecida da Silva, voluntária no Santuário de Frei Galvão é responsável pela distribuição das pílulas no local.

“Para mim, as pílulas têm um valor muito grande. É incrível estar a serviço daqueles que precisam, pois observamos a fé das pessoas pedindo a intercessão de Frei Galvão, então fazemos com muito amor. Somos um pequeno instrumento, quando doamos um pouquinho do tempo e nos dispomos a ajudar o outro”, disse em entrevista feita ao A12 antes da pandemia da Covid-19.

História

Certo dia, durante o século XVIII, um homem se debatia por causa de fortes dores provocadas por cálculos na vesícula. Ele pediu a Frei Galvão para que o abençoasse para se livrar da dor.

Lembrando do poder de intercessão da Santíssima Virgem Maria, Frei Galvão escreveu em um pedacinho de papel um verso em latim: Post partum Virgo inviolata pemansisti, Dei Genitrix intercede pro nobis, que traduzido para a língua portuguesa significa: “Depois do parto permanecestes intacta virgem, Mãe de Deus, intercedei por nós”.

O futuro santo amassou o pedacinho de papel e pediu para que o doente engolisse como se fosse uma pílula. Pouco tempo depois, o enfermo expeliu os cálculos sem dificuldades.

De acordo com relatos históricos, esse episódio marcou o início da fé nas pílulas de Frei Galvão. Antes mesmo de morrer, Antônio de Sant'Anna Galvão já realizava milagres.

Você sabia que irmãs de clausura também fabricam as pílulas?


O Mosteiro da Imaculada Conceição, em Guaratinguetá (SP), é um dos locais responsáveis pela fabricação das famosas pílulas milagrosas de Frei Galvão. As irmãs de clausura recebem pedidos e enviam para paróquias e pessoas de todo o país. Neste período, por conta da festa do santo, celebrada no dia 25, o número de pílulas fabricadas cresce para quase 2 mil por pedido. 

Os motivos pelos quais as pessoas procuram as pílulas geralmente incluem pedidos de cura, dos mais diversos males. A devoção das pílulas é tida como um remédio milagroso. Vale ressaltar que as pílulas têm distribuição gratuita no Santuário de Frei Galvão e sob nenhuma hipótese podem ser comercializadas.

No vídeo abaixo, mostramos como é o passo a passo para confeccionar a pílula



Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.